fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Zoo de São Paulo tem novo morador: filhote de chimpanzé ameaçado de extinção

Zoo de São Paulo tem novo morador: filhote de chimpanzé ameaçado de extinção

Image
chimpanzé filhote zoológico

chimpanzé filhote zoológico

Quem visita o zoológico de São Paulo, na zona sul da capital, pode ter a sorte de ver o novo morador, um filhote de chimpanzé da espécie Pan Troglodyte, ameaçada de extinção. Domingo completa um mês de nascimento.

Os pais, Tina e Pepe, foram doados ao Zoológico de São Paulo em 2006 por recomendação de um programa europeu de manejo de espécies ameaçadas de extinção. Este é o segundo filhote do casal. O primeiro nasceu em 2007.

A família de chimpanzés está em uma área de exposição. Chegando mais cedo ao Zoo, é possível que os visitantes consigam observar o momento da amamentação do filhote ou o banho de sol.

A população estimada dessa espécie em vida selvagem é de cerca de 140 mil, segundo dados do órgão internacional IUCN, a União Internacional pela Conservação da Natureza.

A maior parte da espécie remanescente fica na região central da África, onde estão os países Gabão, República Central Africana e Congo e outra parte na costa oeste da Àfrica, onde fica a Guiné Equatorial e Angola. A espécie está classificada como possivelmente extinta pela IUCN em Togo, Burkina Faso e Benin.

Por serem espécies extremamente fortes e inteligentes, a equipe técnica do zoológico acompanha o crescimento do filhote à distância e por isso, até o momento, não foi possível identificar o sexo do bebê, pois a mãe carrega o filhote durante todo o tempo nesta fase de maior fragilidade.

fonte: agencia brasil