fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • UNA lança projeto de reabilitação para pacientes pós Chikungunya em Divinópolis

UNA lança projeto de reabilitação para pacientes pós Chikungunya em Divinópolis

Image

A Faculdade Una Divinópolis, começará a realizar atendimentos gratuitos para tratar pacientes que tiveram sequelas pós Chikungunya. Os atendimentos serão realizados pelos alunos de fisioterapia na Clínica da Una. Todo o protocolo de atendimentos seguirá as orientações da Secretaria Estadual de Saúde e visa melhorar a qualidade de vida da população de Divinópolis.

De acordo com a coordenadora do curso de fisioterapia, Fernanda Maria Francischeto Da Rocha Amaral, para ter direito ao tratamento é preciso apresentar um comprovante da infecção (resultado positivo do exame laboratorial) e passar pelo processo de triagem que será realizado pelos alunos. “Todo o tratamento será realizado sob a orientação dos professores visando reduzir os sintomas fisiológicos provocados pela doença, como as dores agudas nas articulações” explicou Fernanda.

A chikungunya é uma doença causada por um arbovírus, chamado CHIKV, com um conjunto de sintomas que é bastante similar aos da dengue. A transmissão da chikungunya, inclusive, é por meio do mesmo mosquito, o Aedes aegypti. Entre os sintomas apresentados podemos destacar: febre alta (acima dos 39° C) de começo súbito; dor intensa nas articulações, geralmente em ambos os lados do corpo; pele e olhos avermelhados e irritados; erupções na pele que coçam; conjuntivite; dor no corpo; dor de cabeça; náuseas e vômitos. O principal sintoma de chikungunya é a dor muito intensa nas articulações. O paciente pode continuar sentindo essa dor por meses e até anos após superar a doença. O indivíduo também pode apresentar dificuldade para movimentar os membros e articulações por conta das dores. A dor articular é a principal sequela do chikungunya e, que interfere diretamente na funcionalidade do indivíduo.