fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Trânsito
  • Impressão do CRLV ja pode ser feita em casa; veja como

Impressão do CRLV ja pode ser feita em casa; veja como

Image
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo CRLV

Nesta quarta-feira, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) foi disponibilizado no site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para impressão. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais

O diretor do Detran-MG, delegado Kleyverson Rezende, explica que a pessoa não vai precisar mais aguardar o documento em papel-moeda chegar em casa.”Agora, o proprietário do veículo poderá imprimir seu CRLV em uma folha A4.” A versão eletrônica do CRLV tem todas as informações do documento impresso e a mesma validade jurídica do CRLV físico. 

Para acessar o documento digital, o proprietário precisa ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). A versão impressa continua sendo emitida normalmente. A versão digital é gratuita e opcional.

Os motoristas logo devem deixar de receber a versão impressa. “A partir de 2021, aquele papel-moeda vai deixar de ser impresso, proporcionando à população o acesso facilitado ao documento”, disse.

Orientações 

Usuário que já possui a CNH Digital
 
– Na tela inicial do aplicativo, digite a chave de acesso
– Clique em “Veículos”
– Informe o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam)
– Informe o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV)
– Clique em “incluir”. O CRLV Digital será exibido
 
Usuário que não possui a CNH Digital
 
– Baixe em seu aparelho celular o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente na Google Play e App Store
– Clique em “entrar com gov.br” e efetue o cadastro
– Um código será enviado ao usuário. Escolha se deseja receber por sms no celular ou por e-mail
– Para validar o cadastro, insira o código no campo indicado
– Cadastre uma senha
– No aplicativo, clique em “veículos” e em seguida, em “cadastrar CRLV”
– Informe o número do Renavam e do Certificado de Registro de Veículo (CRV)
– Crie a chave de acesso (senha de 4 dígitos) e clique em “baixar CRLVe”. O CRLV Digital será exibido 

Aplicativo

Os documentos obrigatórios para a condução de um veículo e a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) estão disponíveis no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado gratuitamente pelo motorista desde o fim do ano passado, continua valendo.

Para obter o aplicativo, basta ao motorista acessar as lojas de aplicativos (Google Play e App Store) e baixá-lo sem nenhum custo. Na sequência, é necessário fazer o cadastro que é rápido e fácil. A delegada lembra que a versão digital pode ser mais prática e é bastante segura.

Como muitos motoristas usam o mesmo veículo, é possível que o CRLV digital seja compartilhado. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital por compartilhamento não consegue exportar ou compartilhar o documento mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito.

O documento digital é protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso também pode ser feito com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que possuem leitor de biometria.