fbpx
Pular para o conteúdo

Isolamento Social em Minas Gerais continua em queda

Image

O isolamento social é a ferramenta utilizada pelo governo para evitar a contaminação em massa pelo coronavírus e assim o sistema de saúde conseguir prestar atendimento aqueles que mesmo assim vierem a se contaminar. O distanciamento social tem também influencia diretamente o número de acidentes e assim uma procura menor por unidades de pronto atendimento. Somada ao adiamento dos procedimentos eletivos (não urgentes) o serviço de saúde fica direcionado a atender os casos de coronavírus.

Na teoria o isolamento social é um remédio. Na prática o efeito colateral dele é grande, especialmente na economia. Muitos não acreditam ma existência do vírus, outros por achar que são imunes a essa doença e outros por indisciplina mesmo. Somando a aqueles essenciais, que estão nas ruas por exercer um trabalho imprescindível, aqueles que desobedecem e juntos formam a maioria. Em Minas Gerais 45,8% é o índice de isolamento social, mais da metade da população circula da mesma forma como antes da pandemia.

Os números foram por meio de sinais de celulares, por meio de dados de onde estão os aparelhos, o site inloco faz um mapa e mostra o percentual, por estado, da população que está respeitando a recomendação de isolamento. Com ele as autoridades podem direcionar recursos de saúde, segurança e comunicação.  A tecnologia que entende o comportamento de localização de brasileiros foi desenhada para não identificar as pessoas, garantindo sua privacidade e anonimato.

Curiosamente o pior índice é do estado do atual ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta.