fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Vigilância ambiental faz varredura em locais onde possa haver infestação de carrapatos

Vigilância ambiental faz varredura em locais onde possa haver infestação de carrapatos

Image

Vigilância em Saúde Ambiental iniciou o controle preventivo contra a febre maculosa.  O trabalho teve início no dia 7 de junho com varredura de áreas de risco em busca do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa. Nessa data a busca foi realizada nos campos de futebol e áreas externas do Clube dos Servidores Municipais (CSM) e no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros localizado no bairro Danilo Passos. Em ambos locais não foi encontrado nenhum carrapato. 

No dia 15 de junho o trabalho foi realizado no Parque da Ilha. Nesse local foram recolhidas amostras de carrapatos que serão encaminhadas para a Funed, para análise contaminação pela bactéria Rickettsia. 

De acordo com a Vigilância em Saúde Ambiental, a varredura é fundamental para identificar áreas com a presença de carrapatos estrela e também se eles estão contaminados pela bactéria transmissora da doença. Com essas informações é possível informar e alertar a população de locais com risco de contaminação, prevenindo casos da doença. O trabalho preventivo acontece periodicamente, em locais estratégicos, onde há presença de capivaras.