fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Vereadores foram à UPA e acompanharam de perto a triste realidade em que a unidade se encontra

Vereadores foram à UPA e acompanharam de perto a triste realidade em que a unidade se encontra

Image

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência da Câmara Municipal de Divinópolis, composta pelos vereadores Zé Braz como presidente, vereador Israel da Farmácia Secretário, e vereadora Lohanna França, como membro, realizou nesta semana, uma visita à UPA Padre Roberto, com o intuito de fiscalizar as dependências e situação dos leitos do SUS.

No local foram constatados ocupação de 110% dos leitos de CTI Adulto, 125% dos leitos de Enfermaria Adulto e 50% da ocupação da Enfermaria Infantil, sendo que destes, 80% são da cidade de Divinópolis/MG.

De acordo com o presidente da Comissão, foi constatada a falta de sedativos necessários para entubação dos pacientes, entre outros problemas causados pela superlotação. A previsão dada pela Diretora Assistencial, Sra. Meire, é de que em menos de dois dias, caso medidas não forem tomadas, os mesmos podem faltar.

Ainda segundo os membros da comissão, Meire explicou que a falta do sedativo se faz presente pela falta de mercado (grande demanda) e não de recursos, e ressaltou que, caso não haja os mesmos, os pacientes não suportarão a dor do aparelho respiratório, podendo vir a óbito, resultado de movimento brusco na intenção de findar o incomodo. “Após constatar os dados na Upa, fomos diretamente ao Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis afim de relatar a atual situação ao Secretário de Saúde, Alan Rodrigo e buscar juntos uma solução a ser feita para beneficiar a saúde dos munícipes”, destacou Braz.

Na reunião, a Comissão sugeriu que a Prefeitura montasse um ponto de triagem até sexta-feira (26 de março), que contará com testes de COVID-19, com o intuito de facilitar o diagnóstico do novo coronavírus.

Foi sugerido ainda pela Comissão de Saúde que, a UBS estratégica tenha o funcionamento no horário de 7h as 22h para desocupar o fluxo da UPA, sendo assim, aqueles que não estivessem com a doença, procuraria atendimento nestes outros locais. “Caso seja inviável, nós, da Comissão de Saúde, solicitamos que, pelo menos os 3 Postos de Saúde Centrais estivessem abertos, sendo eles os dos bairros Centro, Bom Pastor e Niterói”, destacou Lohanna França.

Em seguida, os vereadores que compõem a Comissão estiveram em reunião com a Vice Prefeita e Secretária de Governo, Janete Aparecida. “Informamos à Janete Aparecida que, como membros da Comissão de Saúde, estamos fiscalizando e solicitando um melhor gerenciamento mais efetivo da saúde, bem como medidas mais duras no combate à pandemia”, finalizou Israel da Farmácia.