fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Vereadores afirmam que UPA de Divinópolis atendeu 370 pacientes nas últimas 24H

Vereadores afirmam que UPA de Divinópolis atendeu 370 pacientes nas últimas 24H

Pacientes reclamam de UPA lotada e demora no atendimento em Divinópolis; veja vídeo
Foto Reprodução WhatsApp/Pacientes reclamam de UPA lotada e demora no atendimento em Divinópolis; veja vídeo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis tem recebido um número muito maior de pessoas para atendimento, tanto que desmembrou para a policlínica parte dessa demanda. Segundo a comunicação da prefeitura de Divinópolis foram nas ultimas 24 horas 385 atendimentos e esse geralmente é o numero médio para segunda feira mesmo. Acrescentou que o atendimentos nos postos de saúde, estão normais.

Segundo o vereador Zé Brás, nas últimas 24 horas foram atendidos 370 pacientes sendo eles classificados no protocolo de Manchester como: paciente vermelho (1), pacientes laranja (8), pacientes amarelo (70), pacientes verde (262), pacientes azul (5) e pacientes branco (24).

A grande maioria dos atendimentos poderiam ter sido realizados nos postos de saúde, e o vereador Zé Brás cobrou da administração municipal esse atendimento nas unidade de saúde. Segundo uma fonte que prepara um consolidado de informações para apresentar aos vereadores, a causa não pode ser apontada de forma singular.

O problema, segundo essa fonte, é a procura pela UPA sem o caráter de urgência e emergência, cuja causa pode ser desinformação e ou não atendimento pela Unidade Básica. O vereador Ademir Silva ainda falou em seu discurso que as Unidades de Saúde estão encaminhando as pessoas para a UPA, reforçando que não é uma iniciativa própria.

Outro problema está na transferência de pacientes da UPA para os hospitais, a demora na fila por leitos SUS. Esta regulação é feita de pelo Estado.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/saude/com-upa-lotada-policlinica-de-divinopolis-passa-a-atender-casos-de-doencas-respiratorias/