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TeleCovid realiza 1.332 atendimentos em Divinópolis

Postado em 13/07/2020 16:57

A Prefeitura de Divinópolis segue com o serviço de enfrentamento à pandemia: o TeleCovid. Para que mais pessoas recorram às facilidades da plataforma, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) explica como é realizado o processo de atendimento. Desde a implantação do serviço, 347 pacientes foram atendidos. Cada paciente recebe, no mínimo, uma consulta. Assim, o número total de atendimentos equivale a 1.332.

O TeleCovid é uma ferramenta possibilita aos cidadãos que apresentam sintomas similares ao Coronavírus obterem atendimento médico rápido e de qualidade. Outra facilidade assegurada para os pacientes é o acompanhamento e suporte online dos profissionais durante todo o período de recuperação. A ferramenta está disponível desde sua inauguração, no dia 24 de junho, no AppDivinópolis.

O usuário cadastrado passa por um atendimento denominado Nível 1, onde ele preenche seus dados e é encaminhado para a próxima etapa. No Nível 2 (atendimento de enfermagem) ou no Nível 3 (atendimento médico), o paciente é analisado e, de acordo com o quadro clínico retratado, ele pode ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Urgência ou para o programa de Monitoramento.

Na etapa de Monitoramento, o paciente é contato em intervalos específicos, que variam de acordo com a necessidade estabelecida pelo profissional de saúde, podendo ser a cada 24 ou 48 horas. O período em que se estende esta etapa pode mudar também, através da melhora ou piora do caso. Dessa forma, o número de atendimentos pode variar com a situação enfrentada pelo paciente.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, comemora o sucesso da ferramenta para auxiliar no combate ao Covid-19. “É nosso dever assegurar um meio que assegure saúde de qualidade. Através dele, as pessoas, mesmo em suas casas, podem se cuidar possuindo apenas um aparelho celular. Através da tecnologia municipal que foi desenvolvida, os cidadãos que apresentarem sintomas similares à doença poderão obter uma consulta que, habitualmente, não seria imediata”, ressaltou.

 

 

Principais indicadores da plataforma

A média de atendimentos na plataforma é de 36 por dia. Do total de 347 pacientes atendidos, 335 correspondem a usuários divinopolitanos e 12 de outras regiões próximas.

Em relação aos pacientes atendidos, 197,15% foram concluídos através do Alô Corona, 157,12% foram realizados por enfermeiros e 147,11% por médicos. Do total, 831,62% foram destinados ao monitoramento. Dos atendimentos de enfermagem, 87% obtiveram sucesso; dos médicos, também obtiveram 87%; já dos casos de monitoramento, foi atingido 54% de conclusão positiva, porém 46% dos pacientes interromperam o contato.

Acerca dos desdobramentos dos 347 atendimentos, 57 foram encaminhados para a orientação. Já os 290 restantes foram destinados para tele-consultas e monitoramento. Destes 290, 27 foram encaminhados para UBS, 10 para unidades de urgência e 253 já tiveram o caso resolvido. Estes dados resultam em 87% de eficiência do programa, sendo finalizados 253 casos de 290.

 

Como acessar a opção de serviço?

Ao abrir a página principal ou inicial do aplicativo, acesse a opção “Serviços”. Em seguida, haverá uma aba exclusiva denominada “Coronavírus”, onde haverá a modalidade “TeleCovid-19”. Assim que acessar esta opção, o aplicativo solicita que você envie uma palavra para iniciar o processo de atendimento. Ao enviar a primeira palavra seu atendimento já estará sendo iniciado.

Todos os usuários do AppDivinópolis devem atualizar seu aplicativo nas lojas PlayStore (Android) e AppStore (IOS). Devido a recente disponibilização da plataforma, é possível que, em alguns aparelhos, o novo serviço ainda não esteja disponível, neste caso atualize o aplicativo.

O atendimento também é realizado através do Alô Corona, basta ligar 3229-6810.

 

AppDivinópolis – Todos os serviços sobre o Coronavírus

A Prefeitura, junto às Secretarias Municipais de Saúde e de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico, criou uma aba completa sobre o Coronavírus. Nesta parte do App o cidadão encontra todos os recursos para se atualizar sobre a pandemia, em um cenário mundial, nacional ou municipal, além de se informar sobre o próprio vírus.

A aba “Coronavírus” no aplicativo contém: Mapa de Unidades Básica de Saúde de Divinópolis, Mapa Mundial do Covid-19, todos os decretos e portarias do município, Dicas Úteis, Fake News, Informativos da Vigilância Sanitária, Matriz Estratégica do Município, Plano de Contingência, Material para Profissionais e Gestores de Saúde, Sites Oficiais sobre o Coronavírus, Situações de Caso no Brasil, Vídeos Educativos e Institucionais.

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