fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • SES recomenda suspensão de cirurgias eletivas não essenciais em seis macrorregiões de Minas Gerais

SES recomenda suspensão de cirurgias eletivas não essenciais em seis macrorregiões de Minas Gerais

Image

Diante do panorama atual da pandemia de covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) indica a interrupção das cirurgias eletivas não essenciais em hospitais, clínicas e locais da rede pública estadual e da rede privada contratada ou conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS) das macrorregiões de Saúde: Centro, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste e Sudeste.

A orientação é resultado de análise técnica de indicadores epidemiológicos e assistenciais, realizada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-MG). Os indicadores avaliados para mensurar o risco de funcionamento das cirurgias eletivas são agrupados em quatro eixos: Cobertura de Medicamentos, Incidência, Capacidade de Atendimento e Velocidade de Avanço da Doença.

O médico e secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral explica que os elementos balizadores considerados para tomada de decisão também incluem: taxa de mortalidade, informações sobre fornecimento de medicamentos pelo Ministério da Saúde (MS), disponibilidade de medicamentos pela indústria farmacêutica, tempo de atendimento a solicitações de internação, prospecções do número de casos, ocorrência de surtos e ocupação de leitos gerais.

“A partir desses estudos, entendo que, neste momento, é essencial que os procedimentos eletivos sejam interrompidos nas regiões do estado onde há necessidade de maior oferta de assistência à saúde. A orientação é um ajuste temporário na rede de saúde, com intuito de que todos os mineiros continuem assistidos com garantia de qualidade e equidade”, acrescenta o secretário.

A recomendação não se aplica a cirurgias e procedimentos cirúrgicos em pacientes cardíacos ou oncológicos de maior gravidade, ou seja, cujo médico especialista tenha atestado que o atraso da cirurgia ou procedimento cirúrgico poderá levar a óbito o paciente. Nestes casos, para fins de proteção do paciente, é importante seguir as recomendações constantes na Nota Técnica nº 5/SES/SUBREG/2020.

Acesse os documentos: