Publicidade

Regional de Saúde de Divinópolis apresenta Plano Operativo de Contingência no combate à covid-19

Postado em 22/06/2020 18:46

Na última quinta-feira, 18/6, técnicos da regional de saúde de Divinópolis apresentaram o Plano Operativo de Contingência no combate à covid-19 da Macrorregião Oeste para secretários municipais; prestadores de hospitais; Ministério Público Estadual e Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Macro Oeste (Cosems-MG).

O objetivo do documento é o de preparar gestores e prestadores para o enfrentamento da pandemia da covid-19; determinar orientações e definir os pontos de atenção que serão referência para o atendimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) em decorrência da covid-19 (Sars-CoV-2).

O Superintendente Regional de Saúde Alan Rodrigo da Silva pontuou que o plano é dinâmico e pode ser alterado de acordo com a evolução do quadro epidemiológico, bem como, com as novas descobertas científicas. Ele ressaltou, também, que o documento foi elaborado com a participação de vários atores. “As pessoas que estão aqui, nesta reunião, veem de perto como a evolução dos casos tem sido rápida. É preciso que todos foquem no isolamento social para evitar um estrangulamento da assistência. Vale ressaltar que o plano foi construído com atores locais, secretários, prestadores de hospitais, Cosems e Ministério Público Estadual”, ressaltou o superintendente.

Na ocasião, foram mapeadas quais instituições da macrorregião Oeste são referências de transferência para Pronto Atendimento (PA); quais os hospitais de alta, média e baixa complexidade da região; quais as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e quais os Pronto Atendimentos existentes; onde há Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s); quais as unidades que serão referência para obstetrícia, Sars-CoV-2 e a SARS (não covid-19). “Já estamos vendo um aumento no número de casos e, por esse motivo, queremos que o plano seja colocado em prática. Nós temos a possibilidade de melhorar a assistência com a abertura de novos leitos. É sair desta reunião com todos os hospitais atendendo”, frisou o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde) da Macro Oeste, o promotor Marcus Lamas. “Foi uma reunião muito importante para tratar das referências da covid-19 na região, do cadastro dessas instituições no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e ressaltar a importância do isolamento social”, disse a presidente do Cosems da região e secretária municipal de saúde de Candeias, Daniela Alves.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!