fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Primeiro paciente da nefropediatria do São João de Deus pode receber transplante renal ainda neste ano

Primeiro paciente da nefropediatria do São João de Deus pode receber transplante renal ainda neste ano

Image
FOTO: Complexo de Saúde São João de Deus

FOTO: Complexo de Saúde São João de Deus

Em outubro do ano passado, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD escreveu um capítulo importante em seus 54 anos de história: a primeira sessão de hemodiálise ambulatorial pediátrica. O paciente é o garoto D.B.M., de 12 anos, que trata de uma doença renal crônica na instituição desde 2012. 

A luta pela vida começou quando o menino tinha apenas um ano e oito meses, ao descobrir que o organismo não possuía uma importante enzima responsável pela quebra de cristais de cistina. Sem essa quebra, essas substâncias se acumulam em seu organismo e leva à insuficiência renal progressiva.

Passados quase oito meses do início das sessões de hemodiálise, o paciente segue bem e realiza o tratamento três vezes por semana, por três horas, na Unidade de Nefrologia do CSSJD. Segundo a Nefropediatra, responsável pelo projeto caso, Dra. Jussara Fontes, houve melhora clínica do paciente e a expectativa agora é seguir com um importante passo para a qualidade de vida do menino. “Estamos ajustando as medicações necessárias e continuando a realizar as sessões de hemodiálise para mantê-lo estável. Ele está com todos os exames prontos e inscrito na lista para receber transplante renal. Nesse momento está aguardando para essa importante etapa do tratamento ”, explicou.

E a próxima etapa pode estar próxima de se tornar realidade! Na última semana, o garoto e a mãe Natália Cristina Braz, estiveram em Belo Horizonte e realizaram alguns exames. Um deles apontou que ela é compatível e poderá doar um rim para ele.  “Não tenho nem palavras para descrever tamanha felicidade, de dar a ele novamente a vida. Mas foi muito importante esse tempo que ele está fazendo (a hemodiálise), o desenvolvimento dele foi outro. Hoje está outra criança, ganhou peso, cresceu. A saúde hoje é outra, totalmente diferente”, destacou a mãe. 

Natália ainda passará por mais alguns exames, até chegar o momento do tão sonhado transplante. Até lá, o garoto continuará sendo acompanhado pelos profissionais da Unidade de Nefrologia, dos quais mãe e filho sempre lembrarão com muito carinho. “Sempre fomos muito bem acolhidos. Tivemos nossos momentos de muita dor, de muito choro, mas sempre fomos muito bem amparados. Temos muito a agradecer, tanto por mim quanto por ele”, acrescentou.

As sessões de hemodiálise ambulatorial para pacientes pediátricos na unidade de Nefrologia do CSSJD vêm com o objetivo de preencher um vazio assistencial existente na região, uma vez que as crianças e adolescentes do Centro-Oeste necessitavam fazer longos deslocamentos em busca de tratamento, aumentando as esperanças destes jovens que realizam hemodiálise.

O Complexo de Saúde São João de Deus deseja muita saúde ao nosso pequeno paciente e segue na busca de ampliar os atendimentos de hemodiálise ambulatorial em pacientes pediátricos, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS, seguindo com seu propósito de cuidar do maior valor: a vida humana.