Publicidade

Prefeitura reforça quando procurar a unidade de saúde e quando procurar a UPA

Postado em 14/06/2021 15:06

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) relembra a população sobre a importância em buscar atendimento no local certo para cada caso, quando deve procurar a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e quando deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A Unidade de Atenção Primária à Saúde realiza atendimentos de rotina, como consultas, tratamentos, administração de medicamentos, vacinas e acompanhamento por equipe multiprofissional, cadastros, pré-natal, puericultura, acompanhamento de hipertensos, diabéticos e outras doenças como tuberculose e hanseníase, atendimento psicológico, de fisioterapia e visitas domiciliares. É a porta de entrada do SUS, buscando resolutividade, orientação aos usuários e tem como estratégia o vínculo com o usuário, reduzindo os encaminhamentos a hospitais.

Já a UPA realiza atendimentos de urgência e emergência (24 horas por dia, 7 dias por semana), atendimento a pacientes com sinais de agravamento como perda de consciência, descontrole pressórico, febre alta, acidentes, fraturas, cortes, infarto e derrame.  Há uma estimativa que a UPA atende cerca de 90% dos pacientes que poderiam ser atendidos nas unidades de saúde. A UPA está ligada diretamente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Advertisement

Segundo a diretora de Atenção Primária, Daniela Dias Vasconcelos, saber o local certo para receber o tipo de atendimento que o paciente necessita naquele momento é essencial para garantir assistência de qualidade. “Buscar o serviço adequado às necessidades, é essencial para reduzir filas de espera e garantir a longitudinalidade do cuidado. Quando falamos em cuidado longitudinal, possibilitamos à população o atendimento de modo preventivo, integrado e contínuo”, esclareceu.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!