fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Prefeitura promove live para esclarecer população sobre medicamentos e intubação em caso de Covid-19

Prefeitura promove live para esclarecer população sobre medicamentos e intubação em caso de Covid-19

Image

A Prefeitura Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na manhã desta terça-feira (07/07), uma live para tratar de assuntos relacionados a Covid-19. O tema desta vez foi “Acho que estou com Covid e agora? Medicamentos usados no tratamento e intubação”. Participaram do bate papo, Amarildo Sousa, Secretário Municipal de Saúde, e Doutor Marco Aurélio Lobão, Diretor Técnico da UPA Divinópolis e do Samu Região Oeste de Minas Gerais. Durante a transmissão os participantes puderam tirar as dúvidas da população.

Toda semana a secretaria promove transmissões online com temas diferentes, mas com abordagem ao coronavírus. O objetivo é manter a população cada dia mais informada através de atualizações sobre o assunto e esclarecer dúvidas que estejam surgindo durante este momento de pandemia e isolamento.

O secretário informou, no início da transmissão, os dados atualizados de casos no município, bem como a situação de leitos, internações, notificados, recuperados e óbitos. Também respondeu perguntas relacionadas ao último decreto.

Dr Marco Aurélio, lembrou a importância de as pessoas, com suspeita, procurarem as unidades para uma atenção primária e que em nenhum momento devem fazer uma avaliação particular baseada em suposições.“As pessoas por serem imediatistas não procuram o acesso no local adequado que seriam as unidades básicas de saúde e os programas de saúde família. É importante este atendimento e não fiquem fazendo avaliações domésticas imaginando ser só um resfriado. Devemos ter responsabilidade com o outro na condição de uma pandemia”.

O médico ressalta que ao chegar ao posto de saúde o paciente será avaliado e receberá o atendimento adequado segundo sua situação.

Durante a live o médico também esclareceu sobre o procedimento de intubação realizado em pacientes com agravamento da doença, para que a pessoa possa receber a oxigenação necessária para o tratamento. O vídeo mostra ainda, o passo a passo do processo de intubação.

Uma das dúvidas levantadas pela população foi em relação aos testes para detecção da doença. Segundo Amarildo Souza, todas as unidades têm testes de Covid-19 adquiridos pela prefeitura e também fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, mas somente pessoas dentro dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde são testadas. “Temos uma quantidade boa de testes, mas não suficiente para todos. Assim, os testes em suspeitos são realizados a critérios médicos. Isso evita que façamos mau uso dos equipamentos, vindo a gerar desperdício e nos faltando em ocasiões realmente necessárias”, conta. 

Ao final, os participantes ressaltaram a importância da população confiar e deixar que os especialistas realizem seu trabalho, indicando o melhor tratamento, seja de isolamento ou a base de medicamentos; sobre a relevância do uso de máscaras, o distanciamento social.

 

Para assistir a live completa, acesse o link: https://bit.ly/3gCstYA