fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Foram aplicadas 2.319 doses de vacinas no “Dia D de multivacinação”

Foram aplicadas 2.319 doses de vacinas no “Dia D de multivacinação”

Image

No último sábado (20/8), o “Dia D” da campanha de multivacinação e da campanha contra paralisia infantil. Ao todo, 12 unidades de saúde de diferentes setores sanitários do município de Divinópolis, estiveram abertas para acolher as crianças e adolescentes de 0 a 15 anos.

A campanha tem, como objetivos, a atualização da caderneta de vacinação de crianças de 0 a 15 anos e a realização de vacina contra paralisia infantil em todas as crianças de 1 a 4 anos. A campanha iniciou no dia 8 de agosto e possui encerramento previsto para o dia 9 de setembro.

A mobilização do Dia D ficou marcada pela criatividade e empenho dos trabalhadores da saúde para atrair e acolher as crianças e adolescentes. Várias ações foram desenvolvidas pela iniciativa dos profissionais das unidades básicas de saúde, como: pula-pula, algodão doce, pipoca, entrega de certificado de coragem, dentre várias outras.

Balanço

Entre crianças e adolescentes, um total de 2.026 doses de vacinas foram aplicadas, sendo 998 doses contra paralisia infantil e 1.028 doses de outros imunizantes.

Os pais e responsáveis que levaram as crianças também foram abordados em relação à situação vacinal, sendo realizadas 293 doses de vacinas em adultos, incluindo as vacinas contra Covid-19. Sendo assim, foram aplicadas durante a mobilização, 2.319 doses de imunizantes diversos nas diferentes faixas etárias.

Apesar de todo empenho e divulgação, os dados da campanha de vacinação ainda geram preocupação, pois até o momento, somente 2.466 crianças, de um total de 10.487 crianças entre 1 a 4 anos, foram vacinadas contra paralisia infantil. A cobertura vacinal encontra-se em 23,51%, muito abaixo da meta de 95% de crianças a serem vacinadas.

Os pais e responsáveis ainda podem levar seus filhos de 0 a 15 anos até o dia 9 de setembro de 2022 em qualquer uma das unidades básicas de saúde de Divinópolis. É muito importante a conscientização de todos para que consigamos proteger nossas crianças e para evitar o risco da reintrodução de doenças tão graves, como a paralisia infantil.