fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Erro de digitação. Primeiro caso de coronavírus no Brasil não aconteceu em Minas Gerais

Erro de digitação. Primeiro caso de coronavírus no Brasil não aconteceu em Minas Gerais

Image

primeiro caso de morte pelo coronavírus no Brasil não aconteceu em Minas Gerais, como chegou a divulgar o Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, por meio do secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kléber de Oliveira. “O Ministério da Saúde foi comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta sexta-feira (3) sobre a conclusão de investigação do possível primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

A informação de início dos sintomas foi alterada de 23/1/2020 para 25/3/2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados”, informa o Ministério da Saúde. Após receber a informação, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que aguardava por posicionamento oficial do Ministério da Saúde para comentar o assunto. 

Questionado sobre quem teria cometido este erro, o Ministério da Saúde afirmou que a falha foi da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, responsável por cadastrar as notificações no sistema

Desta forma, o primeiro caso positivo de coronavírus segue sendo datado de 26 de fevereiro, sendo de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e que esteve na Itália.

Para Estevão Urbano, infectologista da Unimed BH, o cenário de cuidados se mantém, sem a necessidade de alterações. “O controle não muda em nada. Temos que continuar tomando todas as medidas e, obviamente, torcer para que a curva se mantenha equilibrada como está neste momento”, salienta. Além da orientação para higienização das mãos por meio de álcool em gel, a lavagem das mãos com água e sabão é o meio mais recomendado para se evitar a contaminação.