Publicidade

É seguro doar sangue durante pandemia?

Postado em 12/06/2020 12:27

doação de sangue

No próximo dia 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para homenagear e agradecer a todos os doadores, além de aumentar o conhecimento da população sobre a importância da doação de sangue e seus hemoderivados. Todos os anos os estoques de sangue sofrem com oscilações e muitas vezes escassez.

A pandemia do Covid-19 decretada em todo o mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) assustou os doadores e os bancos de sangue em Divinópolis estão em estado crítico. Porém, a necessidade de sangue continua existindo para pacientes que passarão por cirurgias, vítimas de acidente, entre outros. De acordo com as autoridades, especialmente os estoques dos tipos sanguíneos O+ e O- estão bastante abaixo do normal. Não há restrição alguma do Ministério da Saúde neste momento sobre doar sangue durante a pandemia, mesmo com a orientação para evitar sair de casa.

Os hemocentros promoveram alterações nos espaços para garantir a segurança dos voluntários. Entre as medidas, está o atendimento apenas com agendamento prévio de horário. Os locais reforçaram ações de higiene, disponibilizam álcool gel, funcionários e doadores estão usando máscaras. A reorganização das salas de espera também está garantindo a distância mínima entre as pessoas.

Advertisement

Em Minas Gerais, a Fundação HEMONINAS  

Para agendamento On Line clique a seguir: https://www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/doar-sangue

Para doar sangue você deve:

Homens podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes ao ano e mulheres a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes ao ano.

ORIENTAÇÕES

Para doar sangue você não deve: ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (ser usuário de drogas injetáveis e inalatórias, praticar sexo não seguro, vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite)

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!