fbpx
Pular para o conteúdo

É seguro doar sangue durante pandemia?

Image
doação de sangue

doação de sangue

No próximo dia 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para homenagear e agradecer a todos os doadores, além de aumentar o conhecimento da população sobre a importância da doação de sangue e seus hemoderivados. Todos os anos os estoques de sangue sofrem com oscilações e muitas vezes escassez.

A pandemia do Covid-19 decretada em todo o mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) assustou os doadores e os bancos de sangue em Divinópolis estão em estado crítico. Porém, a necessidade de sangue continua existindo para pacientes que passarão por cirurgias, vítimas de acidente, entre outros. De acordo com as autoridades, especialmente os estoques dos tipos sanguíneos O+ e O- estão bastante abaixo do normal. Não há restrição alguma do Ministério da Saúde neste momento sobre doar sangue durante a pandemia, mesmo com a orientação para evitar sair de casa.

Os hemocentros promoveram alterações nos espaços para garantir a segurança dos voluntários. Entre as medidas, está o atendimento apenas com agendamento prévio de horário. Os locais reforçaram ações de higiene, disponibilizam álcool gel, funcionários e doadores estão usando máscaras. A reorganização das salas de espera também está garantindo a distância mínima entre as pessoas.

Em Minas Gerais, a Fundação HEMONINAS  

Para agendamento On Line clique a seguir: https://www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/doar-sangue

Para doar sangue você deve:

  • Portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas).

Homens podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes ao ano e mulheres a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes ao ano.

ORIENTAÇÕES

Para doar sangue você não deve: ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (ser usuário de drogas injetáveis e inalatórias, praticar sexo não seguro, vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite)