fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Divinópolis registra primeira morte em Decorrência da varíola dos macacos

Divinópolis registra primeira morte em Decorrência da varíola dos macacos

Varíola dos macacos: Minas Gerais chega a 3 casos confirmados

Minas Gerais registrou mais uma morte por varíola dos macacos, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG). O terceiro óbito pela doença é de um homem de 33 anos, residente em Divinópolis, na região Centro-Oeste. Ele estava internado em Belo Horizonte e morreu no sábado (22).

De acordo com o Ministério da Saúde, esta é a oitava morte por monkeypox no Brasil. A confirmação foi feita nesta terça-feira (25). Até o momento, o país registra 9.026 casos confirmados da doença. 

De acordo com a SES, Minas tem 553 casos de monkeypox confirmados por exames laboratoriais. Outros 1.708 casos foram descartados e há 347 casos suspeitos. 

Apesar de levar o nome de “varíola dos macacos”, a transmissão da doença não está relacionada  aos macacos. O nome vem da descoberta inicial do vírus em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958. As transmissões do surto atual, que atinge mais de 75 países, foram atribuídas à contaminação de pessoa para pessoa, com contato próximo.

Embora o animal considerado reservatório do vírus seja desconhecido, os principais candidatos são pequenos roedores (como os esquilos) das florestas tropicais da África, principalmente na África Central e Ocidental. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo em 1970. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também aponta os roedores, como os ratos, como animais suscetíveis a este tipo de varíola.

A principal forma transmissão da varíola dos macacos ocorre por contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva. A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:

• Erupções cutânea ou lesões de pele

• Adenomegalia – Linfonodos inchados (ínguas)

• Febre

• Dores no corpo

• Dor de cabeça

• Calafrio

• Fraqueza

Todas as pessoas com sintomas compatíveis de varíola dos macacos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde imediatamente e adotar as medidas de isolamento. O diagnóstico é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético. As amostras são direcionadas para oito laboratórios de referência no Brasil.

https://www.sistemampa.com.br3/direto-da-amirt/ministerio-da-saude-amplia-testagem-de-variola-dos-macacos/

https://www.sistemampa.com.br3/direto-da-amirt/saude-cadastra-laboratorios-para-diagnostico-de-variola-dos-macacos/