fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Números do coronavírus assustam: os 13 primeiros dias de mortes no Brasil têm mais óbitos do que a Itália teve no mesmo período

Números do coronavírus assustam: os 13 primeiros dias de mortes no Brasil têm mais óbitos do que a Itália teve no mesmo período

Image
Coronavírus

Brasil teve mais mortes pelo novo coronavírus por dia do que a Itália — atualmente o país com mais vítimas fatais pela pandemia de coronavírus — desde que o primeiro óbito foi registrado, de acordo com um levantamento da BBC News Brasil a partir de dados da plataforma Worldometer. Desde a primeira morte confirmada no Brasil, no dia 17 de março, até anteontem, dia 29, foram 136 óbitos no total. Na Itália, nesse mesmo período (13 dias), a Itália contabilizou 107 mortes — de um total de mais de 11 mil até agora.

É importante destacar que a comparação de dados, embora traga alertas importantes, não é necessariamente indicativo de que o Brasil terá a mesma trajetória epidêmica que outros países. Isso porque diversas variáveis podem influenciar nessa trajetória, como estado de saúde dos doentes, tamanho da população idosa, resposta dos governos e capacidade do sistema de saúde em atender os pacientes, por exemplo.

Na mesma base de comparação, nessa contagem desde o registro do primeiro óbito, o Brasil teve o segundo maior número de mortos por dia, atrás apenas da Espanha. Lá, nos 13 dias seguintes à confirmação da primeira morte de um paciente por Covid-19, em 3 de março, a Espanha contabilizou 294 mortos.