fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Maisde 500 mil pessoas esperam segunda dose Janssen somente em Minas Gerais

Maisde 500 mil pessoas esperam segunda dose Janssen somente em Minas Gerais

Abertura Cadastro de Vacinação Covid-19 para nascidos em 1987 ou menos
Foto PMD/Abertura Cadastro de Vacinação Covid-19 para nascidos em 1987 ou menos

Segundo dados do painel Vacinômetro, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, até o momento, já foram aplicadas 519.880 doses Janssen no Estado. Em Divinópolis foram 6.060 doses aplicadas, segundo informações da Semusa e no caso, a vacina da Janssen foi usada em pessoas em situação de rua, de maneira estratégica.

Após receberam duas doses Janssen, no Brasil, o governo também decidiu que essas pessoas, cinco meses depois, devem receber a aplicação de uma terceira dose (necessariamente Pfizer). Os imunizantes Janssen que chegarem ao Brasil e não forem usados como segunda dose, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), poderão ser utilizados como terceira dose para aqueles que se imunizaram com duas vacinas Coronavac ou duas Pfizer.

A mudança de protocolo pelo governo federal foi baseada em estudo da Janssen que apontou que uma segunda dose de sua vacina, aplicada cerca de dois meses depois da primeira, aumentou a eficácia para 94% nos Estados Unidos contra formas moderadas ou graves da doença. A proteção com uma dose única da vacina é de 70%.