fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Confira atividades da prefeitura de Divinópolis dentro do Outubro Rosa

Confira atividades da prefeitura de Divinópolis dentro do Outubro Rosa

Image

Iniciando a campanha do Outubro Rosa 2019, a Prefeitura de Divinópolis realizou na manhã desta terça-feira (01/10) no Pátio Municipal, a palestra sobre o tema “O que devo saber sobre câncer de colo e mama?”.

Na oportunidade, o médico do Cresst, Wander de Freitas Fonseca, ressaltou sobre o câncer de mama, informando que ele pode acontecer tanto em mulheres quanto em homens, e a importância da realização dos exames preventivos como mamografia e o autoexame. “O câncer de mama é o segundo câncer que mais acontece nas mulheres e é o nono câncer mais frequente nos homens. Uma pessoa pode se afastar até um ano do trabalho, fazer sofrer toda a família, mas uma palestra de 30 minutos como essa, pode ajudar a salvar uma vida através das informações repassadas e das ações preventivas seguidas”, informou Wander.

O médico também lembrou de questões relacionadas ao câncer do colo do útero, a importância do Papanicolau, falou sobre HPV e a importância do papel dos homens nessa prevenção, sobre vacinação dos filhos contra o HPV e cobrou dos servidores a responsabilidade sobre a própria saúde e lembrou que cada um é insubstituível para suas famílias. A enfermeira do trabalho, Inara Aparecida Faria Tavares, também lembrou a importância dos exames periódicos, informou também o funcionamento e os serviços oferecidos pelo Cresst.

De hoje (01/10) até quinta (03/10) o Ônibus Rosa da ONG “SOS do Câncer” ficará no Pátio Municipal com a Exposição Vitórias. Na sexta-feira o ônibus segue para o Centro Administrativo.

Nesta quarta-feira (02/10), às 8h, acontece o lançamento da Exposição Vitórias – fotos e depoimentos de mulheres em tratamento ou que venceram o câncer de mama ou de colo do útero. O lançamento acontecerá na sede da Semusa (rua Minas Gerais nº 55 – Centro) e a exposição ficará neste local até dia 4 de outubro.

De 7 a 10 de outubro a Exposição Vitórias estará no hall de entrada do prédio da Prefeitura de Divinópolis na rua Pernambuco nº 60 Centro; de 14 a 18 de outubro a exposição estará no Hospital São João de Deus; de 21 a 25 estará no Fórum de Justiça localizado no bairro Liberdade e, de 28 de outubro a 1º de novembro, na Câmara Municipal de Divinópolis.

Na quinta-feira (03/10), técnicos da Semusa e mulheres que participaram da Campanha Vitórias – Outubro Rosa, realizarão uma blitz no quarteirão fechado da rua São Paulo com avenida Primeiro de Junho, de 8h às 12h, com informações sobre prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

Na sexta-feira (04/10), às 14h, será ministrada a palestra “Mulher de M a M”, no 3º andar do Centro Administrativo, em atendimento às servidoras do prédio. Neste dia também serão fornecidos pedidos de mamografia após avaliação da enfermagem.