fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Câmara Municipal de Divinópolis realizará testes de Covid em servidores

Câmara Municipal de Divinópolis realizará testes de Covid em servidores

Image

Nesta segunda-feira (03), a Câmara Municipal de Divinópolis, em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), realizará a testagem de 60 servidores da Casa, em uma ação de prevenção à Covid-19. O anúncio foi feito neste sábado, pelo presidente da Mesa Diretora, Vereador Eduardo Print Júnior (PSDB).

A medida se fez necessária devido ao aumento de casos registrados no legislativo na última semana. Ao todo, quatro vereadores que foram contaminados pelo novo Coronavírus, e servidores seguem em isolamento, aguardando resultado dos testes.

De acordo com Eduardo Print Júnior, a parceria com a UFSJ tem dois pontos principais como objetivo. “Em primeiro lugar nos preocupamos com a vida dos nossos servidores. A Mesa Diretora não mediu esforços desde o início da gestão para que todos os trabalhadores da Câmara pudessem exercer suas atividades com segurança, e não será agora que iremos afrouxar nossas ações. Em contrapartida, entendemos o Poder Legislativo como serviço essencial, de utilidade pública, especialmente neste momento de pandemia, onde diversos projetos de suma importância para a cidade passam pelo crivo dos vereadores e comissões. A Câmara não pode parar suas atividades num momento tão crucial”, aponta Print Júnior.

O diretor da Universidade Federal de São João Del Rei, Eduardo Sérgio da Silva, destaca a importância desta parceria junto à Câmara Municipal. “Desde o início da Pandemia, a UFSJ vem desenvolvendo diversas ações no combate à Covid-19, inclusive a realização do Teste de RT-PCR, ação que só foi possível com a parceria com o Município, Estado e União, onde foi feita a montagem de dois Laboratórios”, pontua.

 

TESTAGEM

Os testes serão feitos em sessenta servidores da Casa na próxima segunda-feira. A seleção será realiza de acordo com critérios estabelecidos pelos órgãos municipais de saúde, onde são colocados em consideração o risco de cada grupo prioritário e o convívio recente com os edis que testaram positivo para a Covid-19. A equipe de testagem fará o contato direto com os servidores que participarão da amostragem.

Os servidores escolhidos serão encaminhados para as unidades mais próximas de sua residência, para realizar o teste com a equipe da UFSJ.

 

OUTRAS MEDIDAS

Nas últimas semanas, a Câmara Municipal adotou uma série de medidas que visam diminuir o ritmo de contágio. Foram adquiridos seis totens de álcool gel, disponibilizados em pontos estratégicos da Casa, além da sanitização quinzenal de todos os setores em parceria com a Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal, sendo a última realizada na quarta-feira (28/04/2021).

O horário de funcionamento também foi ampliado, visando o maior espaçamento entre os atendimentos e revezamento de assessores parlamentares, evitando assim a aglomeração em horários de pico. Desta forma, durante a onda vermelha, a Câmara funcionará entre 8h e 18h, tendo atendimentos agendados no período matutino.

Outra medida adota ainda na sexta-feira (30/04/2021), quando os casos de Covid-19 foram confirmados, o expediente da Câmara foi encerrado às 17h, e o atendimento na próxima segunda-feira (03/05/2021), foi suspenso de forma presencial, sendo que os servidores trabalharão em home office, para desinfecção da Casa Legislativa.