fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Ampliação em 83,55% de exames de eletrocardiograma e ecocardiograma é resultado da descentralização do serviço

Ampliação em 83,55% de exames de eletrocardiograma e ecocardiograma é resultado da descentralização do serviço

Image

Atenção Primária à Saúde (APS), realizou no ano de 2022 a ampliação da oferta de exame de eletrocardiograma. Isso ocorreu através da implantação de mais nove aparelhos de eletrocardiograma nas unidades de saúde no município.

Dessa forma, Divinópolis hoje conta com 15 unidades de saúde que ofertam o exame, sendo elas: as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) São José, Central, Ipiranga, Itaí, Nossa Senhora das Graças/Antônio Fonseca, Afonso Pena, Belvedere, Nações, Sagrada Família, Ermida, Tietê, Icaraí, Santos Dumont, Niterói e Serra Verde. Com a ampliação, neste ano de 2022, foram realizados 12.476 exames, o que representa um aumento de 83,55% em relação ao ano de 2021, que teve 6.797 exames realizados.

Os laudos são gerados de forma rápida, graças à parceria com o Projeto Programa de Rastreamento da Valvopatia Reumática e Outras Doenças Cardiovasculares (Provar +). Iniciativa essa, que é pioneira no Brasil e na América Latina, e conta com o financiamento da Children’s National Medical Center, hospital infantil localizado na capital dos Estados Unidos da América (EUA), Washington. 

Além do eletrocardiograma (ECG), o Projeto Provar + realiza em 5 unidades de saúde, o exame de ecocardiograma (ECO). Esse novo exame é, por sua vez, um encaminhamento do ECG, e se necessário, os pacientes ainda são recomendados para o Full-ECHO. Todos esses procedimentos são realizados pelo projeto em parceria com a Semusa, o que garante o acompanhamento do usuário em tempo oportuno.

Em 2022, foram realizados 1.859 exames de ECO, representando um aumento significativo em relação a 2021, quando foram realizados 425 exames. Já no exame de Full-ECHO, em 2021 foram realizados 67 exames, aumentando em 2022 para 383 exames realizados na rotina das unidades de saúde.

A referência técnica da Atenção Primária à Saúde em interface com o programa ECG e ECO, Fernanda Gregório destaca a importância da parceria para o município. “Essa parceria é de suma importância ao município, tendo em vista que a ampliação e descentralização facilita o acesso aos exames, contribuindo para diagnósticos rápidos de cardiopatias e aumento das chances de sucesso no tratamento”, relatou.