A American Airlines, em uma decisão sem precedentes, decidiu por cancelar quase todos os seus voos internacionais, inclusive todos para o Brasil.
Como resultado serão 135 aeronaves mantidas no chão dos modelos Airbus A330 e os Boeings 767, 777 e 787 Dreamliner.
Todas as rotas para o Brasil serão canceladas a partir de amanhã (16), inclusive o voo para Brasília feito com o Boeing 757-200 e o de Manaus com o Airbus A319, ambos de corredor único (narrowbody).
A empresa ainda não anunciou oficialmente a medida, mas é esperado que faça nas próximas horas (já anunciado após a publicação, conforme destacado no início desta matéria). Todas estas decisões são em decorrência da crise do Coronavírus, que fez com que o governo de Donald Trump fechasse a fronteira com todos os países europeus.
Em torno de 16% da rentabilidade da American Airlines vem dos voos transatlânticos para a Europa, que podem ser feitos, mas sem cidadãos europeus.
No final, a American irá cortar 75% dos seus voos internacionais entre os dias 16 de março e 6 de maio a princípio. Até a data de hoje, a AA voava de São Paulo para Miami, Dallas, Los Angeles e Nova Iorque; do Rio de Janeiro para Nova Iorque e Miami; de Brasília para Miami; e de Manaus para Miami.
As rotas para Los Angeles e Dallas já haviam sindo canceladas como reportamos aqui anteriormente, além da redução dos voos para Nova Iorque a partir de São Paulo:
Com informações do The Air Current e Reuters