fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Papa nomeia novo representante do Vaticano no Brasil é Giambattista Diquattro

Papa nomeia novo representante do Vaticano no Brasil é Giambattista Diquattro

Image
Papa Francisco e Dom Giambattista Diquattro novo Núncio Apostólico no Brasil (Vatican Media)

O Papa Francisco nomeou o novo Núncio Apostólico para o Brasil. Dom Giambattista Diquattro, Arcebispo titular de Giromonte, até agora Núncio Apostólico na Índia e Nepal. O Italiano Giambattista Diquattro nasceu em 18 de março de 1954 é arcebispo, diplomata, teólogo e canonista.

Entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 1º de maio de 1985, e serviu em missões diplomáticas nas representações pontifícias na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, e mais tarde na Secretaria de Estado do Vaticano, e na Nunciatura Apostólica na Itália. O Papa João Paulo II o nomeou núncio apostólico no Panamá em 2 de abril de 2005. Bento XVI o nomeou núncio apostólico na Bolívia em 21 de novembro de 2008 e em 21 de janeiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou Núncio Apostólico na Índia e no Nepal. 

No Nepal ele incentivou as ações Jesuítas, especialmente após o terremoto de 2015. Dom Diquattro visitou as áreas atingidas pelo terremoto e pediu ao escritório da Caritas que ampliasse as formas de ajuda. O diplomata papal reuniu-se com os operadores da Associação Católica e encorajou-os a continuar o seu trabalho em favor da população. 

O principal desafio do novo Núncio Apostólico é reportar ao Vaticano os ocorridos em Trindade-GO. O novo Núncio, amigo particular de João Paulo II, ao qual foi capelão, mas com experiências diferentes terá de prosseguir o trabalho do carismático Dom Giovanni D’Aniello,

Dom Giovanni D’Anielo antes de qualquer outro compromisso retorna a Roma, entrega um relatório ao Papa, uma agenda de reclamações, isso é praxe, em um encontro pessoal certamente reafirmará as dificuldades territoriais do país, que o Papa Argentino conhece muito bem, mas as políticas pode ter motivado uma intervenção direta do pontífice.  Em Divinópolis ele recebeu lembranças alusivas a beatificação de Padre Libério, fica as orações para ele as levar na mala.

Papa Francisco e Dom Giambattista Diquattro novo Núncio Apostólico no Brasil (Vatican Media)