fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Encontro celebra e discute 95 anos da presença franciscana em Divinópolis

Encontro celebra e discute 95 anos da presença franciscana em Divinópolis

Image
material de divulgação do XVII Encontro a pintura de frei Humberto Randag, OFM, “Santo Antônio e a pregação aos peixes” (em que aparecem, ao fundo, o convento e o santuário de Divinópolis), sob a técnica de têmpera à caseína, com foto de Fernando Laudares. Deve-se observar que os murais de Randag no Santuário de Santo Antônio foram concluídos em dezembro de 1949, portanto há exatamente setenta anos.

A celebração eucarística, presidida por Dom Frei Hugo van Steekelenburg, OFM, no Santuário de Santo Antônio, av. 21 de Abril, 655, em Divinópolis, MG, abre às 19h30 do domingo, 3 de novembro, o XVII Encontro Cultural Franciscano, com a participação do Coral Divinópolis. Neste ano a promoção está enfocando o tema “Franciscanos na terra do Divino”, ao mesmo tempo em que celebra o centenário do nascimento de frei Bernardino Leers, 95 anos da presença franciscana em Divinópolis, 75 anos da Paróquia de Santo Antônio e setenta anos da Província Santa Cruz.

Durante o encontro, que se estenderá até o domingo seguinte, 10 de novembro de 2019, serão realizadas palestras, mesas-redondas sobre questões religiosas, filosóficas e ambientais, com apresentações artísticas e lançamentos de livros. A maior parte do programa estará concentrada no Centro Franciscano de Formação e Cultura (CFFC), que promove o XVII Encontro, com atividades a partir das 19h30 até as 22 h, com patrocínio da Clay Abreu, Derm Laser, Francisco Imóveis, Galeria Giva Sartori, Hospital Santa Lúcia, Lister Análises Clínicas, Minauto e Presença Home Care e apoio cultural da Paróquia de Santo Antônio, Academia Divinopolitana de Letras (ADL), Família Martins, Fátima Quadros, Padaria Esther Amaral e Quitanda dos Anjos.

Questões religiosas, filosóficas e ambientais

Embora o tema geral do XVII Encontro Cultural Franciscano seja “Franciscanos na terra do Divino”, vários outros assuntos serão enfocados durante a semana de 3 a 10 de novembro. Na segunda-feira, dia 4, D. Frei José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís, MA, durante missa, no Santuário de Santo Antônio, abordará o tema “Sínodo da Amazônia”, recentemente realizado. Logo em seguida, no Centro Franciscano de Formação e Cultura (CFFC), rua Minas Gerais, 582, será aberta a exposição “Bax e memórias franciscanas”, com curadoria de Simone Bax; haverá declamação de poemas por Osvaldo André e Maria da Conceição Elói, e também a participação musical de Gê Lara e Companhia.

Na terça-feira, dia 5, a partir das 19h30, será apresentado o vídeo: “Vida e obra de frei Bernardino”, de Fernando e Rosana Laudares; na sequência haverá mesa-redonda com o tema “A filosofia visita frei Bernardino”, com a participação de d.r Amauri Ferreira e membros da Associação dos Graduados e Estudiosos da Filosofia (Agefil), sob a coordenação da prof.a Regina Vaz Ribeiro; o momento cultural será apresentado por Ilma Santos, Dickens Santos e Ernani Lemos.

Lou Petrus, Sérgio de Castro, Aulus Mourão e Eduardo Laudares abrem o programa da quarta-feira, 6 de novembro, com um momento musical, seguido da mesa-redonda “75 anos da Paróquia de Santo Antônio – uma leitura por leigos”, com a participação da prof.a Márcia Helena Batista Corrêa da Costa, prof.a Lúcia Plaaschaert, prof. Márcio Zacarias Lara e prof. Anísio Fonseca de Azevedo.

A apresentação musical do Grupo Nova Eva (Simone, Cristina e Daniela) abre o programa da quinta-feira, dia 7. A seguir, frei Celso Márcio Teixeira, OFM, com lançamento de seu livro Franciscanismo – estudos e reflexões, profere a palestra “Diálogo inter-religioso: memória dos 800 anos do encontro de São Francisco e o sultão Al-Kamil”, com coordenação da mesa do prof. Márcio Almeida.

Às 19h30 de 8 de novembro, sexta-feira, data de comemoração do centenário do nascimento de frei Bernardino Leers, OFM, a programação inicia-se com momento cultural: “Fazendo Arte nos cem anos de frei Bernardino”, sob a coordenação de Lenir de Castro. Na sequência, em palestra, frei Oton da Silva Araújo Júnior, OFM, discorrerá sobreA teologia moral visita frei Bernardino”; e a prof.a Maria Teresa Fernandes Lopes coordenará a mesa de debates.

Apresentação de poemas de acadêmicos da Academia Divinopolitana de Letras (ADL) abrirá as atividades do sábado, 9 de novembro, às 19h30. Logo depois, o acadêmico frei Jacir de Freitas Faria, OFM, apresenta a palestra “O medo do inferno e a arte de bem-morrer: da devoção apócrifa à Dormição de Maria às irmandades negras de Nossa Senhora da Boa Morte”, seguida do lançamento de seu livro com esse mesmo título. A coordenação da mesa será do d.r Flávio Ramos, presidente da ADL.

O encerramento da XVII Encontro será no domingo, 10 de novembro, às 19h30, com celebração eucarística em comemoração aos setenta anos da Província Santa Cruz, presidida pelo vice-provincial, frei Vicente Ronaldo da Silva, OFM, no Santuário de Santo Antônio.

As palestras, mesas-redondas e outras atividades culturais ocorrerão no Centro Franciscano de Formação e Cultura (CFFC), rua Minas Gerais, 582, com entrada franca. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (37) 3221-1196 (Convento), 3212-9135 (CFFC) e 3221-5999 (Paróquia) e celular (OI): (37) 9-8829-0177. Participam da comissão organizadora: frei Leonardo Lucas Pereira, frei Agmar Roberto, Erivelta Diniz Duarte, Rosana Laudares e Mauro Eustáquio Ferreira.

Texto: Mauro Eustáquio Ferreira

O material de divulgação do XVII Encontro a pintura de frei Humberto Randag, OFM, “Santo Antônio e a pregação aos peixes” (em que aparecem, ao fundo, o convento e o santuário de Divinópolis), sob a técnica de têmpera à caseína, com foto de Fernando Laudares. Deve-se observar que os murais de Randag no Santuário de Santo Antônio foram concluídos em dezembro de 1949, portanto há exatamente setenta anos.