fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • As Festas de Santa Cruz são patrimônio cultural de natureza imaterial em Divinópolis

As Festas de Santa Cruz são patrimônio cultural de natureza imaterial em Divinópolis

Image
Festas de Santa Cruz

Foi aprovado por unanimidade o registro das Festas de Santa Cruz como patrimônio cultural de natureza imaterial em Divinópolis. O processo se deu paralelamente com a finalização de etapas de pesquisas sobre as celebrações dos festejos em devoção à Santa Cruz, que são realizados na cidade e na zona rural. Nesse sentido, deram suas contribuições os historiadores da Semc, Faber Barbosa e Maria Luiza Grossi, além do pesquisador e representante da Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (Congadiv) Arnaldo Mesquita.

Arnaldo Mesquita destacou a importância do registro das Festas de Santa Cruz como patrimônio imaterial. “Esse registro é uma garantia política e jurídica de que a realização das festividades de Santa Cruz será preservada. Essa conquista é um reconhecimento do município de que essa celebração é um bem público”, comenta. “A Festa de Santa Cruz é uma celebração que conta parte da história de Divinópolis. A construção do município se confunde com a celebração da religiosidade nos cruzeiros desta região. Tornar essa festividade um patrimônio imaterial é preservar a memória do município”, explicou o secretário de Cultura, Diniz Borges.

A Coordenadora da Cultura Popular Thais Emilia destacou a importância da proteção desse bem cultural. “As festas de Santa Cruz representam uma manifestação muito autêntica de nossa localidade, conseguindo, ainda, manter elementos tradicionais desses festejos ao longo do tempo. Essa é uma conquista para manter viva a preservação de nossa cultura”, relatou.

As festas são realizadas próximo ao dia 3 de maio, a Congadiv promove um calendário anual e assim as comunidades tem uma organização de datas para o melhor acompanhamento de todos os fiéis. Antes, a festividade dos Santos Reis, que acontecerá no dia 08 de janeiro de 2023, com início na Praça dos Ferroviários, bairro Esplanada e segue para o Santuário de Santo Antônio, com missa as 14H, celebrada por Frei Leonardo.