fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Alto São Vicente vive o resgate cultural e religioso do povo negro

Alto São Vicente vive o resgate cultural e religioso do povo negro

Image

A festa de Nossa Senhora do Rosário e louvor a São Benedito e Santa Efigênia celebrou 26 anos de devoção e cultura. As festividades aconteceram no bairro Alto São Vicente no final de semana. O reinado é patrimônio tombado de Divinópolis.

O evento foi marcado por grande participação da comunidade, coroação de reis e levantamento das bandeiras das congadas: Guarda Verde e Amarelo, Marinheiro, Nova Estrela, Santa Isabel e Moçambique Santa Cruz.

No sábado (14/09), aconteceu a formação das congadas o recolhimento das coroas de promessa na comunidade e redondeza. No fim do dia, teve uma celebração Conga presidida por Frei Tiago Figueiredo e coroação de Nossa Senhora.

No domingo (15/09), as atividades começaram às 6h e seguiram até a parte da tarde com encontro das congadas na Praça São Sebastião e procissão com os padroeiros, reis, rainhas, príncipe e princesa até a Capela de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Para encerrar as comemorações, uma benção foi dada por Frei Leonardo.

O morador da região, Célio Lúcio Lopes,  herdou a tradição de sua família. Desde criança dança nas guardas, foi capitão e nesse fim de semana foi coroado Rei Perpétuo. “O Reinado é o resgate cultural e religioso do povo negro. É uma manifestação de fé passada de geração em geração. Ter sido coroado rei me deixa muito orgulhoso e me sinto responsável em levar essa tradição adiante”, revela Célio.

O Secretário de Cultura, Gustavo Mendes, destacou a participação e o apoio da pasta em festas como esta. “Nosso município é rico em manifestações culturais e valorizar isso é nosso dever. Além de termos muito orgulho é claro. A prefeitura por meio da Secretaria de Cultura apoia iniciativas como esta por acreditar que a cultura de um povo é o que conta sua história. Por isso deve ser reconhecida e preservada”, ressalta Gustavo.