fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Regional
  • Prefeito de Itapecerica é homenageado pela Academia Divinopolitana de Letras

Prefeito de Itapecerica é homenageado pela Academia Divinopolitana de Letras

Image

A Academia Divinopolitana de Letras – ADL – entrega nesse dia 17 de março o Orfeu 2022, em 7ª edição, cujo evento está marcado para as 19h30, no Teatro Municipal Usina Gravatá. Serão agraciadas com a estatueta 22 pessoas, físicas e jurídicas, de Divinópolis e da região, envolvidas em alguma atividade em prol da Cultura, do Social e da Ciência.

O atual presidente da Academia, jornalista Flávio Ramos, está empolgado com o evento, pois o preside pela segunda vez, e o compara ao Oscar de Divinópolis: “A entrega do Orfeu entrou definitivamente para o calendário de eventos da cidade do Divino. Muitos acreditavam que seria um evento que se exauria em pouco tempo, mas enganaram-se redondamente”, afirmou.

O troféu foi entregue pela primeira vez em 2015, idealizado pelo então presidente Augusto Fidelis, que desejava homenagear os músicos que tanto colaboram com os eventos realizados durante as suas cinco gestões à frente do Sodalício. No entanto, devido à interferência dos demais acadêmicos, a homenagem foi ampliada para outras categorias, inclusive a mídia.

A estatueta foi concebida pelo artista plástico residente em Carmo do Cajuru, Vicente Tarcísio Batista, de modo a lembrar o Oscar, grande prêmio do cinema americano, que tanto fascínio provoca nos cinéfilos. O Orfeu, no entanto, quer lembrar, principalmente, o ente da mitologia grega, poeta e músico, que se encaixa muito bem com uma academia de letras.

Embora Augusto Fidelis tenha deixado a Presidência em junho de 2015, a pedido dos seus sucessores, continuou organizando o evento, com exceção de 2021, devido ao recrudescimento da Covid-19, e agora entrega os troféus relativos à 7ª edição, num evento que promete superar as edições anteriores, já que alguns detalhes farão a diferença.

Vai apresentar o Orfeu 2022 o jornalista Evandro Araújo, titular do programa “Espaço Aberto” da TV Candidés. O evento será ilustrado musicalmente  por Walter Caetano, Cláudio Silva, Grupo Nova Eva e Coral Municipal. Mais uma vez o tapete vermelho será estendido, para o desfile dos laureados.

 

GANHADORES DO ORFEU 2022

 

01 – ALESSANDRO CARVALHO DE SOUSA

Homeopata, membro da Academia Maçônica de Letras.

02 – BLOCO DO CLEO

É o primeiro bloco do pré-carnaval de Divinópolis, criado por Cléo Dnar de Mesquita Júnior e seu amigo Bruno, em 2016. O bloco, além de reeditar a Festa de Momo em Divinópolis, possibilitou o surgimento de muitos outros blocos. Atua também em ações socais e ecológicas.

 

03 – CÉLIO ANTÔNIO CORDEIRO

Escritor e fotógrafo de Carmo do Cajuru, dono do maior acerto de fotos da região Centro-Oeste.

 

04 – CLÁUDIO SILVA

Cantor, violonista, com importante atuação em Divinópolis e Região.

 

05 – DINIZ BORGES FILHO

Atual secretário municipal de Cultura, mantém ótima relação com a ADL. Juntamente com a sua equipe, realiza um excelente trabalho no sentido de revitalizar os afazeres artístico e culturais no município.

 

06 – EDUARDO PRINT JÚNIOR

Vereador-Presidente da Câmara Municipal, autor da lei que estabelece o dia 8 de junho como Dia Municipal da Academia Divinopolitana de Letras. É um político que sempre prestigia a ADL.

 

07 – GERALDO MAGELLA RODRIGUES DA SILVA

Escritor, folclorista, membro da Academia Itaunense de Letras. Seu último livro sobre folclore está sendo muito apreciado, inclusive no exterior. Ficou entre os dez finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria ilustração.

 

 

 

 

08 – GERDAU

A maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Tem forte atuação no campo social e cultural.

 

09 – GILBERTO RAIMUNDO

Artista plástico, restaurador, professor de arte, já lecionou em transatlânticos de bandeira italiana e vez exposição na sede da ONU, em Genebra.

 

10 – GRUPO FLEX

Grupo de empresas divinopolitanas, que oferece mais de 200 empregos diretos na cidade. Através do projeto “Adote um bem público”, construiu e entregou à comunidade do Bairro Serra Verde o Complexo Esportivo Flex, obra que encanta pela grandiosidade.

 

11 –  JOSY BRASIL

Trata-se de uma cantora com forte atuação no Centro-Oeste e, em tempos de desfile, atua também como animadora no Bloco do Cleo, com performance inigualável.

 

12 – JÚNIA PAIXÃO

Escritora de Carmo da Mata, com vários livros publicados, é muito respeitada na sua cidade bem como em toda a região. Foi a criadora e se mantém como organizadora da Feira Literária de Carmo da Mata – FLICAR – tem laços estreitos com escritores e outros artistas de Divinópolis.

 

13 – MARCOS ALVES DE ALMEIDA

É artista plástico, restaurador, servidor público municipal lotado na Secretaria Municipal de Cultura. Atua de longa data no meio cultural de Divinópolis, inclusive como um dos coordenadores dos antigos festivais de música do CEAS. Na atualidade, presta um excelente trabalho restaurando a pinacoteca do município.

 

14 – MINISTÉRIO DA MÚSICA NOVA EVA

Composto de sete elementos, tem a regência do maestro Luciano Sobrinho. Atua cantando missas em diversas igrejas e faz também apresentações profanas, dignas de muitos aplausos.

 

15 – NEGRA VAL

Servidora pública municipal, é sambista atuante em várias rodas e tem pelo menos um disco gravado. É uma artista competente e muito respeitada no meio artístico.

 

16 – NELY GONÇALVES

Dona de uma linda e possante voz, Nely, juntamente com o seu marido Renato Resende, é responsável pelo grupo de canto que atua na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, tanto na matriz como na comunidade de Nossa Senhora das Graças, bem como em outras comunidades.

 

17 – PAULO AFONSO GRANJEIRO

Graduado em Farmácia, com mestrado e doutorado, é professor da Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ – é respeitadíssimo no meio científico. Dentre outras atividades que o engrandece como profissional, atua na aprovação de patentes de novos produtos.

 

18 – SÉRGIO BEBIANO

É contabilista, empresário com forte atuação no meio social. Construiu com recursos próprios o Centro Espírita “Jesus de Nazaré”, que presta excelente serviço a pessoas desassistidas, como fornecimento de roupas, comida e assistência social e espiritual.

 

19 – VALDEMAR MARTINS DO AMARAL

Diretor Presidente do Grupo ABC, oferece milhares de empregos, direta e indiretamente, tanto em Divinópolis como na região. Além da oportunidade de emprego para iniciantes entrarem no mercado de trabalho, apoia a várias entidades, especialmente através do Troco Solidário.

 

20 – WANDER DE SOUSA

Empresário do ramo imobiliário, proprietário da Gerais Imóveis, Wander de Sousa é também conhecido como Juiz de Paz, pois é o encarregado de oficializar o casamento no civil. Atual presidente do Estrela do Oeste Clube, sob sua gestão, o acadêmico Welber Tonhá e Silva, organizou a 1ª Feira Literária do Estrela, com expressiva participação da Academia Divinopolitana de Letras, principalmente na abertura.

 

21 – WIRLEY RODRIGUES REIS

Conhecido como Têko, é o atual prefeito de Itapecerica, em segundo mandato. Tem robusta participação no meio cultural na sua cidade e no Centro-Oeste, inclusive é o presidente da Associação de Cidades Históricas de Minas Gerais e também presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica – AMVI. Itapecerica tem se desenvolvido muito sob a sua gestão, particularmente o meio cultural, com uma programação imperdível.