fbpx
Pular para o conteúdo

O que é sensação térmica?

Image

O Que É Sensação Térmica?

A sensação térmica é um fenômeno complexo que descreve o calor percebido pelo corpo humano, influenciado não apenas pela temperatura do ar, mas também pela umidade e pelo vento. É um termo frequentemente utilizado para calcular a intensidade do frio ou do calor percebida pela pessoa.

Quando as temperaturas estão elevadas, o corpo humano reage buscando equilibrar sua temperatura através do suor. No entanto, em condições de alta umidade, o suor não evapora eficientemente, o que intensifica a sensação de calor.

Sensação Recorde em Divinópolis

A cidade de Divinópolis registrou no domingo (17) a segunda maior temperatura do ano de 2024, em meio a uma onda de calor que tem afetado a região nos últimos dias. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros atingiram 34,1°C por volta das 16h, na estação meteorológica situada no Aeroporto Brigadeiro Cabral. Este é o segundo registro mais alto desde 17 de janeiro, quando a temperatura alcançou 34,9°C, também durante uma onda de calor.

Apesar desses números, as temperaturas ainda estão abaixo dos recordes estabelecidos durante a onda de calor em setembro, quando Divinópolis chegou a 38,3°C, ficando apenas três décimos abaixo do recorde histórico de 38,6°C em 2020.

As altas temperaturas devem persistir até a próxima terça-feira (19), coincidindo com o fim do verão. Entretanto, há previsões de queda nos índices já para a próxima semana, segundo o Climatempo.

Causas do Aumento das Temperaturas

A elevação das temperaturas é atribuída a uma massa de ar quente proveniente da Argentina e Paraguai, denominada como “bolha de calor”, que tem afetado estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esse fenômeno é resultado da formação de um “domo de calor”, que retém o ar quente na superfície terrestre e pode elevar as temperaturas a máximas de até 45°C.

Essa condição ocorre em áreas de alta pressão, onde uma cúpula de calor se forma e permanece sobre a mesma região por dias ou até semanas, impedindo a chegada de frentes frias e bloqueando a formação de nuvens. Como resultado, a umidade evapora e a radiação solar incide com maior intensidade na superfície, contribuindo para o aumento das temperaturas.