fbpx
Pular para o conteúdo

Defesa Civil alerta: Pancada de Chuva na região até 8h de domingo (6)

Image
Áreas chuvosoas (em amarelo) representam alertas em Minas Gerais e na Grande BH (foto: Reprodução/Inmet)

imagem satélite 05 12 2020

As 11h36 deste sábado (05) a Defesa Civil de  BH disparou um alerta de possibilidade de chuva (20 a 40 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de domingo (6).

Belo Horizonte e região centro oeste está sob alertas de pancadas de chuva com índice de 20 a 40 mm até as 8h de Domingo (6). A Defesa Civil da capital mineira também chama atenção para o fato de estarem previstos raios e rajadas de vento que podem chegar a até 50 km/h . Que poderão atingir Divinópolis.

Duas regiões do estado enfrentam alertas meteorológicos emitidos pelo Inmet. Há perigo potencial de tempestades, com chuva entre 20 e 30 milímetros (mm) por hora, podendo chegar a 50 em parte da Grande BH, Zona da Mata, Campos das Vertentes, Oeste, Sul/Sudoeste, vales do Mucuri, Rio Doce e Jequitinhonha.

Áreas chuvosoas (em amarelo) representam alertas em Minas Gerais e na Grande BH (foto: Reprodução/Inmet)

Nessa área podem ocorrer ventos intensos, de 40 a 60 km/h, queda de granizo e baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O outro alerta é de perigo potencial de chuvas intensas também em parte da Grande BH, Norte, Oeste, Sul/Sudoeste, Noroeste, Vale do Mucuri, Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Região Central e Vale do Jequitinhonha.

Fonte: Defesa Civil de BH

Abaixo, veja recomendações das autoridades para o período de chuvas:


– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
– Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
– Atenção especial em áreas de encostas e morros.
– Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
– Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
– Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.