fbpx
Pular para o conteúdo

Por que cantores sertanejos aceitam mudar nome?

Image

Ser rebatizado no sertanejo é uma prática que vem desde quando Tonico e Tinoco eram João e José. Mirosmar virou Zezé di Camargo, Emival virou Leonardo. Outras duplas já fizeram isso: Thaeme & Thiago, Fernando & Sorocaba, Hugo Pena & Gabriel, entre outros.

É o caso de Thiago, da dupla Thaeme e Thiago. Thaeme e José Lazaro Servo cantaram juntos por dois anos e meio. Então, Guilherme Bertoldo saiu do grupo Tradição, que revelou Michel Teló. Aceitou mudar de nome artístico e virou o novo Thiago em 2013. O projeto é da FS produções artísticas, empresa de Fernando e Sorocaba.

Sorocaba (que se chama Fernando e não nasceu em Sorocaba) já cantou com quatro Fernandos, até encontrar seu parceiro ideal, Fernando Zorzanello. Com os outros três, o cantor paulistano sequer lançou discos oficiais.

A justificativa mais comum de quem aceita trocar de nome é que a música e a oportunidade na carreira são mais importantes do que o nome de batismo. O pedido para que se mude de nome tem só uma justificativa: o nome da dupla é uma marca já estabelecida, que o fã já conhece. Não faz sentido (comercial) trocar o nome e começar do zero.

Mas há os que mudam de nome para ter vaga em “projetos” já existentes.

Veja duplas que já fizeram isso:

Thaeme & Thiago  /  

Gino & Geno  /  

Fernando & Sorocaba  /  

Alan & Alison  /  

Hugo Pena & Gabriel/

Teodoro & Sampaio  /  

Roberta & Santiago  / 

Althair & Alexandre

Entenda passo a passo:

  1. Uma dupla é criada. O nome passa a ser conhecido pelos fãs e por contratantes de shows.
  2. Após brigas ou outro motivo, a dupla se separa. Um dos cantores resolve manter o nome do duo.
  3. Um novo cantor é convidado para substituir integrante que saiu do “projeto”. Ele troca de nome.
  4. O cantor tem que ser rebatizado para que o nome da dupla não mude. A nova dupla não perde o reconhecimento de antes da troca.

Uma Thaeme e dois quase Thiagos

É o caso de Thiago, da dupla Thaeme e Thiago. Thaeme e José Lazaro Servo cantaram juntos por dois anos e meio.

Então, Guilherme Bertoldo saiu do grupo Tradição, que revelou Michel Teló. Aceitou mudar de nome artístico e virou o novo Thiago em 2013.

O projeto Thaeme e Thiago é da FS produções artísticas, empresa de Fernando e Sorocaba.

Sorocaba (que se chama Fernando e não nasceu em Sorocaba) já cantou com quatro Fernando’s, até encontrar seu parceiro ideal, Fernando Zorzanello. Com os outros três, o cantor paulistano sequer lançou discos oficiais.

De forma parecida, Alan já teve dois Alisons. Hugo já mudou de Gabriel uma vez, assim como Teodoro e seu Sampaio.

Hugo Pena & Gabriel, Teodoro & Sampaio, Roberta & Santiago e Alan & Alisson também aumentam a lista de duplas com integrantes que mudaram a assinatura em troca de um emprego.

Mas por que eles aceitam a troca?

A justificativa mais comum de quem aceita trocar de nome é que a música e a oportunidade na carreira são mais importantes do que o nome de batismo.

O pedido para que se mude de nome tem só uma justificativa: o nome da dupla é uma marca já estabelecida, que o fã já conhece. Não faz sentido (comercial) trocar o nome e começar do zero.

Nomes verdadeiros dos sertanejos

Henrique e Juliano

Henrique e Juliano, na verdade, se chamam Ricelly e Edson. Os dois mudaram os nomes no início da carreira. Henrique ainda conseguiu aproveitar o segundo nome, que é Ricelly Henrique Tavares Reis, já Juliano, adotou o nome artístico para Edson Alves dos Reis Junior.

Guilherme e Santiago

 
A dupla Guilherme e Santiago é, na verdade, Herickson Cardoso Rosa e Santigo é Henzzo Cardoso Rosa. Eles também mudaram o nome quando se lançaram no meio artístico.

Zé Neto e Cristiano

Foi em 2011 que Zé Neto e Cristiano lançaram a carreira profissional, mas só em 2018 a dupla revelou seus verdadeiros nomes, durante o programa “Altas Horas”: Zé Neto é o diminutivo de José Toscano Martins Neto e Cristiano é nome artístico de Irineu Táparo Vaccari.

Fernando e Sorocaba

fernando sorocaba 12 20 1400 800
JOÃO LUIS/DIVULGAÇÃO

Sorocaba é, na verdade, Fernando Fakri de Assis. O cantor teve que adotar o nome artístico pois seu parceiro, Fernando Zorzanello Bonifácio, é seu xará e seria um tanto quanto confuso uma dupla batizada de Fernando e Fernando.

 
 
 

Gusttavo Lima

Gusttavo Lima trocou o nome de batismo, Nivaldo Batista Lima, por Gusttavo, em 2006, quando formou uma dupla com um amigo chamado Alessandro. Em seu site, o cantor explica que a mudança aconteceu porque “Quando começamos a banda, disseram que não combinava Nivaldo e Alessandro”.

Maiara e Maraísa

Maiara permaneceu com o primeiro nome de batismo na carreira artística, que é Maiara Carla Henrique Pereira, já Maraísa usa o segundo, pois a cantora se chama Carla Maraísa Henrique Pereira.

Paula Mattos

Você provavelmente não conhece a cantora e compositora Dyérys, mas certamente sabe quem Paula Mattos. Estamos falando da mesma pessoa, mas, artisticamente, a sertaneja, que se chama Dyérys de Paula Mattos, só é conhecida pelos sobrenomes.

Eduardo Costa

Durante uma participação no programa “Altas Horas” em 2019, Eduardo Costa revelou seu verdadeiro nome: Edson Vander da Costa Batista. Na época, ele também contou o motivo da mudança do nome: “Muita dívida, muito cobrador… quem chegava, eu falava: ‘Aqui não tem Edson, só Eduardo Costa, viu?’”, disse o cantor.

Mano Walter

Além de cantor sertanejo, Mano Walter também é vaqueiro e seu nome verdadeiro é: José Walter Tenório Lopes. Em uma entrevista ao programa “Música”, do Multishow, ele contou de onde veio o “Mano”: “No interior a gente praticava vaquejada e eu era o pirralho da turma e aí todo mundo me chamava de maninho, era mais de brother, de mano. Aí fui crescendo e ficou mano mesmo”.

Marcos e Belutti

A dupla Marcos e Belutti também usam nomes artísticos. Marcos é, na verdade, Leonardo Prado de Souza e Belutti usa o sobrenome, já que seu nome completo é Bruno Belucci Pereira.

Bruno e Marrone

Mesmo fazendo sucesso há quase 20 anos, muita gente não sabe quais são os verdadeiros da dupla sertaneja Bruno e Marrone: Vinícius Félix de Miranda e José Roberto Ferreira.

Rionegro e Solimões

Rionegro & Solimões é a dupla sertaneja formada por José Divino Neves e Luiz Felizardo, nomes verdadeiros dos cantores. Por quererem um nome de maior significado para o meio artístico, eles inspirou no efeito do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, em Manaus, no Amazonas.

Gian e Giovani

Os irmãos Aparecidos dos Reis Morais e Marcelo dos Reis Morais formam a dupla sertaneja Gian e Giovani, que está junto há mais de 30 anos.

Chitãozinho e Xororó

Chitãozinho e Xororó formam uma das duplas sertanejas mais famosas do Brasil. Mas os nomes de batismo dos cantores são muito diferentes: José Lima Sobrinho é Chitãozinho e Durval de Lima é Xororó.

Leandro e Leonardo

Quando nasceram, os também irmãos e sertanejos Leandro e Leonardo receberam, respectivamente, os nomes de Luis José da Costa e Emival Eterno Costa, mas adotaram os nomes artísticos desde o início da carreira, em 1983.

Chrystian e Ralf

Ralf manteve o primeiro nome de batismo, que é Ralf Richardson da Silva, já Chrystian adotou o nome artístico para José Pereira da Silva Neto. Juntos, eles já lançaram 20 álbuns, 32 coletâneas e 2 DVDs acústicos.

Thaeme e Thiago

Embora Thaeme use o nome de batismo, que é Thaeme Fernanda Mariôto Elias, seu parceiro, Thiago, adotou outro nome para se lançar no mundo artístico. Na verdade, o nome do cantor é Guilherme Steffler Bertoldo.

Zezé Di Camargo e Luciano

Zezé Di Camargo & Luciano é uma dupla brasileira de música sertaneja formada pelos irmãos Mirosmar José de Camargo, conhecido como Zezé Di Camargo e Welson David de Camargo, conhecido como Luciano. Os nomes verdadeiros da dupla são mais populares, já que foram revelados no filme “2 Filhos de Francisco”.

Edson e Hudson

Edson & Hudson também mudaram seus nomes para se lançarem no meio musical. Enquanto Edson só adicionou um H antes do primeiro nome, que é Udson Cadorini Silva, Edson adotou o nome artístico para Huelinton Cadorini Silva.

Roberta Miranda

Roberta Miranda também não usa o nome de batismo. A cantora e compositora, que é considerada um ícone do sertanejo, na verdade, se chama Maria Albuquerque Miranda.