fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Sintram protocola denúncia no Ministério Público para apurar conduta de diretora de comunicação

Sintram protocola denúncia no Ministério Público para apurar conduta de diretora de comunicação

Semej divulga resultados finais da Corrida de Pentecostes
Foto: Assessoria Prefeitura Divinópolis/Semej divulga resultados finais da Corrida de Pentecostes

O Sintram protocolou, no último dia 28 de maio, denúncia no Ministério Público do Estado de Minas Gerais e no Ministério Público do Trabalho a fim de apurar eventual improbidade da agente pública, que ocupa a função de diretora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Divinópolis. A informação é que a diretora, indicada pela atual gestão para ocupar o cargo comissionado, tem constrangido, assediado moralmente e perseguido os trabalhadores municipais, que atuam no setor de Comunicação. Tais atitudes têm causado transtornos no ambiente de trabalho e afetado a saúde dos servidores.

Além de protocolar a denúncia no MPMG e MPT, o Sintram encaminhou também ofício ao presidente da Câmara de Divinópolis, Eduardo Print Júnior, para que a denúncia seja devidamente investigada pelos vereadores, em Comissão competente. O Sindicato deu ciência também da denúncia ao chefe do Executivo, Gleidson Azevedo, que conforme legislação pertinente, deverá abrir procedimento administrativo disciplinar para a devida apuração dos fatos sobre a possível irregularidade funcional da diretora.

Essa não é a primeira denúncia relativa a trato inadequado e intimidatórios de chefias do Governo Gleidson Azevedo. Em fevereiro desde ano, a presidente do Sintram, Luciana Santos, e o vice, Wellington Silva, encaminharam ofício para ciência do prefeito e da vice, Janete Aparecida, e pediram providências para garantir o cumprimento da legislação, com adoção de medidas para prevenir e combater condutas irregulares por parte das chefias.

Na época, o sindicato destacou a gravidade das denúncias e argumentou que tais condutas estavam causando “intimidação e constrangimento aos servidores”, podendo, a vir a caracterizar assédio moral. Também no documento, o sindicato citou que seus diretores chegaram a presenciar a prática de conduta intimidatórias aos servidores, durante inspeção na Prefeitura.

Na época, em ofício de resposta ao Sintram, assinado pelo assessor especial, Fernando Henrique Costa de Oliveira, a atual administração respondeu às reclamações do Sintram. De acordo com o documento, após reunião entre Gleidson Azevedo, Janete Aparecida e o assessor especial, foi decidido que todos os cargos de chefia seriam orientados e advertidos quanto ao tratamento dispensado aos servidores.

Sintram
A presidente do Sintram, Luciana Santos, destacou que o sindicato aguarda a imediata apuração dos fatos, tanto pelo Legislativo como Executivo, conforme prevê a legislação, já que condutas irregulares devem fiscalizadas, combatidas e punidas. “O ambiente de trabalho deve ter seriedade, respeito, compromisso, sobretudo na administração pública, que tem toda uma legislação, que prevê a conduta de agentes públicos e servidores. Desvios devem ser investigados e punidos, fazendo valer o que está previsto na legislação. A categoria pode ter certeza que o Sintram irá fazer valer o direito do trabalhador municipal e aguarda o resultado dessa investigação”, destacou Luciana.

O vice-presidente, Wellington Silva, disse que o sindicato está vigilante e orienta que as situações irregulares dentro das administrações municipais sejam devidamente denunciadas. “O servidor não pode sofrer calado é preciso buscar garantir o direito do funcionalismo. Infelizmente, essa não é a primeira denúncia contra a atual gestão, no entanto agora o sindicato está solicitando a devida investigação dos fatos. Fica a orientação para todos os servidores de nossa base, seja de Divinópolis ou das demais cidades, procurem o Sintram, façam valer o direito de vocês”, finalizou.

Denúncias
Para registro de denúncias de desrespeito ao direito do servidor municipal, ligue 3216-8484 e fale com um diretor do Sintram ou acesse https://sintramdiv.org/ouvidoria/