fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Prefeitura e blogueira respondem acusação de deputada

Prefeitura e blogueira respondem acusação de deputada

Image

Na tarde desta quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, a Deputada Estadual Lohanna França fez uma divulgação crucial: o desfecho da investigação conduzida pela Polícia Civil, revelando uma série de ataques pessoais direcionados à parlamentar, provenientes de um perfil criado dentro da Prefeitura de Divinópolis.

Vanessa Bernardes, apontada como a responsável pela criação do perfil, afirmou que a página foi concebida durante seu período como funcionária da prefeitura, embora não diretamente nas dependências do órgão público. Ela justificou que o acesso ocorreu através de seu próprio dispositivo móvel, vinculando sua localização à sede da prefeitura. Negou veementemente qualquer participação do prefeito, senador ou deputado na criação da página, alegando que a ideia foi exclusivamente dela.

A prefeitura diz que é cedo para a afirmação que a criação do perfil aconteceu no Centro Administrativo. O link de internet da Prefeitura de Divinópolis, tem seu endereço fiscal, ou seja, o endereço da fatura, a Avenida Paraná, 2.601, SL 311, São José, Divinópolis/MG. Isso se deve ao fato de que a fatura é de responsabilidade da SEMAD, logo, a fatura é entregue pelos correios na sala 311 para seu devido processamento de liquidação e pagamento.

A rede de computadores coorporativa, a localização do acesso não se da apenas pelo endereço do link, mas sim pelo rastreamento do equipamento utilizado, com identificação de seu MAC address ( identificador numérico atribuído a uma interface de rede (NIC), dispositivo Wi-Fi ou Bluetooth, usado como endereço físico em uma rede local). Somente através desse número único é possível afirmar o local que partiu o acesso. 

Cumpre-se esclarecer que a Prefeitura de Divinópolis, possui mais de 150 locais diversos em toda a cidade de Divinópolis, que pode-se utilizar de sua rede de dados, já que o link de dados é recebido no Centro Administrativo da Prefeitura e redistribuído por rede interna própria para estes locais. 

Após o compartilhamento de acesso ao inquérito citado a SEMAD tomará todas as medidas necessárias para contribuir com as investigações. 

A Prefeitura de Divinópolis, bem como a Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia não pactua com qualquer atitude ilegal e repudia qualquer tipo de conduta vedada na utilização das redes de computadores da Prefeitura de Divinópolis.