fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Galileu afirma: obras que estão sendo executas são recursos do meu mandato, PAC Terra Azul, troca de lâmpadas, CEMEis e pavimentação de ruas

Galileu afirma: obras que estão sendo executas são recursos do meu mandato, PAC Terra Azul, troca de lâmpadas, CEMEis e pavimentação de ruas

Image

“Apesar dos desafios eu deixei dinheiro em caixa e obras empenhadas para execução”. O ex-prefeito Galileu Machado (MDB) usou essa frase para responder as críticas do atual prefeito Gleidson Azevedo (PSC). Segundo Galileu ele enfrentou um governo atípico. Ele citou alguns dos desafios, como retenção de recursos em 2017, greve dos caminhoneiros em 2018 e pandemia em 2021. Só a retenção de recursos do governo gerou mais de 100 milhões de débito ao caixa do município.

Na entrevista Galileu disse que o maior esforço foi organizar a situação financeira da prefeitura já que ele iniciou o mandato com quase 60 milhões de dívidas. Apesar dos desafios o ex-prefeito disse que conseguiu deixar 12 milhões em caixa e mais 40 milhões de recursos para execução de obras. Um dos projetos de Galileu Machado é o encabeçamento do complexo da ferradura. O ex-prefeito disse que o acordo previa o repasse de 3 milhões de reais para Divinópolis. Deste montante cerca de 800 mil ficaram no caixa da prefeitura.

Outro recurso é a obra do PAC. Ele enfatizou que a obra de drenagem pluvial, pavimentação e melhoria na rede de esgoto na região do bairro Terra Azul foi entregue ao atual prefeito em execução. Ele disse que a primeira parcela para cumprimento da licitação foi inclusive paga. O montante é de mais de 10 milhões. Galileu ainda citou o recurso de mais de 5 milhões para construção de dois CEMEIs. A verba foi destinada pelo deputado federal Domingos Sávio. A obra teve inicio no mandato anterior e precisa ter sequência nesse para não perder o recurso.

Por fim Galileu Machado ainda relacionou as obras referentes ao empréstimo autorizado pela Câmara. Um das ações já executadas é da Rua Ibirite. Além da drenagem pluvial e pavimentação o projeto corrigiu uma falha grave de escoamento de água na Avenida JK. Com o recurso também foi possível o município recapear a Avenida 21 de abril e asfaltar a região do Afonso Pena próximo ao SESI.

Galileu encerrou a entrevista citando o projeto voltado para iluminação pública da cidade. Segundo o ex-prefeito a licitação para instalação de lâmpadas de LED foi feita do seu governo. Galileu reforçou que deixou pago mais de mil lâmpadas para serem instaladas na cidade, como na região do Jardinópolis e Jardim das Acácias. O projeto deixado por ele prevê um investimento de mais de 5 milhões.