fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Cleitinho Azevedo toma posse no Senado e ressalta família, o Brasil e Minas Gerais

Cleitinho Azevedo toma posse no Senado e ressalta família, o Brasil e Minas Gerais

Image

View this post on Instagram

A post shared by Portal MPA – Divinópolis MG (@portalmpa)

O divinopolitano Cleitinho Azevedo tomou posse como Senador da república e como era previsto, não teve discurso, cada : “Pela Família, pelo Brasil e pela minha Minas Gerais, assim eu prometo”, disse o divinopolitano.

Após a execução do Hino Nacional, o senador mais idoso entre os eleitos, Otto Alencar (PSD-BA), leu o juramento de posse em nome de todos os parlamentares. Em seguida, cada um dos 27 novos senadores foi chamado a prestar o juramento e a repetir: “Assim o prometo”. Alguns aproveitaram para agradecer aos seus eleitores e às suas famílias. A reunião durou menos de 20 minutos.

Neste ano, a renovação é de um terço das cadeiras. Dos 27 senadores que tomam posse, cinco já exercem mandato na Casa e foram reeleitos em outubro: Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT).

Senadores e deputados participam nesta quinta-feira (2) da sessão solene que inaugura os trabalhos do Congresso Nacional em 2023. Além dos parlamentares, a cerimônia marcada para as 15h no Plenário da Câmara deve contar com representantes dos Poderes Executivo e Judiciário.

A sessão de abertura dos trabalhos ocorre todos os anos. Após declarar inaugurada a sessão legislativa, o presidente do Congresso (que deve ser eleito na tarde desta quarta-feira, dia 1º) anuncia a leitura de uma mensagem enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto aborda os temas e projetos considerados prioritários pelo Palácio do Planalto para o período que começa.

A mensagem do Executivo será entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e lida em Plenário pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso.