Publicidade

ARDOCE recebe a 15ª edição do AMM nos Municípios para discutir empreendedorismo e desenvolvimento local

Postado em 20/10/2020 15:42

Os municípios que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (ARDOCE) trouxeram seus cases de sucesso e receberam orientações de especialistas sobre empreendedorismo voltado para o desenvolvimento local durante a 15ª edição do projeto “AMM nos Municípios – Encontro Online com as Microrregionais”. O evento, realizado em parceria com o Sebrae e diversas instituições parceiras, aconteceu na manhã desta terça-feira (20 de outubro), de forma totalmente online, pelo canal da AMMTVMinas no Youtube.

A educação empreendedora; compras públicas valorizando as empresas locais como forma de potencializar a arrecadação municipal; os cuidados com o encerramento de mandato e o incentivo ao desenvolvimento econômico e rural dos municípios foram os temas de destaque desta edição. O encontro reuniu gestores, servidores públicos, parlamentares e sociedade civil interessada nos debates sobre empreendedorismo.

A abertura contou com a participação do vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, que representou o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda; do diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz; e do vice-presidente da ARDOCE e prefeito de São Geraldo da Piedade, Ozanam Oliveira de Farias; sempre com a mediação do coordenador-geral de Comunicação da AMM, Lu Pereira.

Anfitrião do evento, o vice-presidente da ARDOCE destacou a importância dos eventos como uma oportunidade de desenvolver os municípios, e que a microrregional vem trabalhando em busca desse objetivo, em parceria com o Sebrae e a AMM. “Essa parceria do SEBRAE com a AMM vem de encontro com os nossos desejos, pois precisamos desse desenvolvimento para conseguimos abraçar os pequenos municípios, impactando positivamente na nossa região”, disse.

Para o diretor, o Sebrae trabalha como parceiro dos municípios independentemente de bandeiras partidárias e isso está ficando claro com as edições do “AMM nos Municípios”, quando os prefeitos e palestrantes se unem para apresentar os projetos como sugestões de melhorias a todos os municípios.“Assim vamos percorrendo as microrregionais e tentando inspirar os novos prefeitos que assumirão em 2021, mostrando que o município deve ser um agente ativo nesse processo desenvolvimento econômico e o SEBRAE estará aberto para todos, independente da bandeira partidária”, destacou.

João Cruz ressaltou também a parceria da AMM com o Sebrae na execução do curso sobre encerramento de mandato, que é a segunda fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, já em execução. Foi apresentado por ele também o vídeo sobre o guia do candidato empreendedor feito pelo Sebrae. Saiba mais sobre o guia aqui.

Para o 1º vice-presidente da AMM e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, os temas que vêm sendo abordados de acordo com as especificidades de cada região do Estado podem ajudar muito os gestores a preparar os municípios no pós-pandemia, incentivando as pequenas empresas e os negócios locais, que fixam os recursos no território.

Palestras

Na primeira palestra, o analista de Controle Externo do TCEMG, Pedro Henrique Magalhães Azevedo, falou sobre o tema: Aplicação de Recursos Referentes à Covid-19. O analista citou a relevância da Lei de Responsabilidade Fiscal e a necessidade de flexibilização com a LC 173, devido ao momento. “Temos novas regras a serem cumpridas e outras suspensas, pelo menos até o final deste ano, com o decreto de calamidade pública.”

Em seguida, o que motivou a apresentação do case regional foi a “Educação empreendedora: primícias do desenvolvimento econômico”, com Juliana Torres Cardoso, Diretora da Escola Municipal Vicente Petronilho de Governador Valadares. Ela compartilhou com todos a experiência de sucesso vivenciada pela sua escola, incentivando os alunos com ações que fomentam o empreendedorismo.

O terceiro tema da reunião ficou por conta do gerente da Emater Teófilo Otoni e gerente Interino da Emater Governador Valadares, Sandro Rodrigues da Silva, que falou sobre o tema “Extensão rural e desenvolvimento econômico local”.

Para falar sobre “Compras públicas no município de Engenheiro Caldas – um instrumento para fixação e geração de renda para a agricultura familiar”, o convidado foi o técnico agrícola do município, José Normando dos Santos. Ele atentou para os gargalos que devem ser alterados para um eficiente fomento do desenvolvimento local: assistência técnica e extensão rural; desorganização da produção; paternalismo e assistencialismo; não valorização da produção local; falta de planejamento; falta de sintonia entre os diversos entes que trabalham com agropecuária e falta de legislação específica que regulamenta a comercialização de produtos, como o SIM.

Na segunda parte do evento, foi apresentado o case regional “Rede VIDAS: desenvolvimento local sustentável por meio do associativismo na apicultura”, pela secretária executiva da Instituição Rede de Valorização de Itueta para o desenvolvimento auto-sustentável (Rede VIDAS). E, para finalizar, Fabrício César Fernandes, gerente Regional do Sebrae Minas falou sobre “Sebrae Rio Doce e Vale do Aço: programas e parcerias”.

Desenvolve Minas Gerais

O evento faz parte do Desenvolve Minas Gerais, convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, que aconteceu em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado. O principal objetivo do projeto, que tem o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, possibilitando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

No Portal AMM, é possível saber mais sobre o projeto Desenvolve Minas Gerais e todas as edições anteriores do AMM nos Municípios, inclusive ao conteúdo integral de cada reunião. Clique aqui e acesse.

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais conta com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Acompanhe a transmissão ao vivo na próxima terça-feira (27), às 9 horas, pelo canal da AMMTVMinas no Youtube.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!