fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Retrospectiva 2023: Divinópolis teve a maior redução de crimes violentos; apontou relatório do CINDS

Retrospectiva 2023: Divinópolis teve a maior redução de crimes violentos; apontou relatório do CINDS

Retrospectiva 2023: Divinópolis teve a maior redução de crimes violentos do Estado; apontou relatório do CINDS
Retrospectiva 2023: Divinópolis teve a maior redução de crimes violentos do Estado; apontou relatório do CINDS Foto: Arquivo TV Candidés

A redução da violência na cidade de Divinópolis, Minas Gerais, neste ano de 2023, foi registrada devido ao fortalecimento das parcerias entre as autoridades municipais, a sociedade civil e as instituições locais de segurança, o qual foi crucial para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e combate à violência.

Neste ano, do mês de janeiro ao mês de setembro, o Centro Integrado de Informações de Defesa Social (CINDS), órgão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) divulgou o relatório dos dados relativos ao desempenho dos órgãos de segurança pública de Minas Gerais.

Neste relatório, a 7ª Região da Polícia Militar obteve a maior redução de crimes violentos do Estado, o que significa que é a região menos violenta de Minas Gerais no ano de 2023. Também foi a terceira Região de Polícia Militar que mais apreendeu armas.

O CINDS visa a produção mensal de estatísticas e relatórios analíticos sobre a criminalidade no estado de Minas Gerais, partindo de informações retiradas dos bancos de dados das Instituições do Sistema de Defesa Social (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Sistema Prisional).

Em entrevista ao MPA, no mês de outubro, o Major Douglas Guimarães, comentou sobre a redução de crimes violentos, destacando o mês de agosto, setembro e outubro. “Existe um setor na Polícia Militar, que se encarrega de analisar dados estatísticos, inclusive até para melhorar quando o resultado não é bom. A Sétima Região foi pela terceira vez consecutiva, nos meses de agosto, setembro e outubro, considerada a região que mais reduziu os crimes violentos, que são séries de crimes como; roubos, homicídios, estupros, extorções e sequestros. A nossa redução foi em torno de 28%, que é uma redução muito expressiva para aqueles que acompanham as variações de estatíticas criminais”, afirmou.

Entre os números citados pelo Major Douglas, a região também se destacou na apreensão de armas de fogo e na redução de furtos, que apesar de não ser um crime violento, segundo o Major, é um crime que mais incomoda as pessoas de ‘bem’. “O nosso final é sempre é beneficiar a pessoa que é trabalhadora, o cidadão do bem, que são pessoas que não se envolvem com a ciminalidade. Todo o trabalho da Polícia é para levar para a sociedade, a tranquilidade e segurança”, acrescentou. Acompanhe entrevista com o Major Douglas:

Vale ressaltar que o serviço de inteligência também contribuiu com o trabalho dos militares, porque apresentou neste ano, informações pontuais, que possibilitam o sucesso nas operações, como foi o caso da operação denominada inimigo íntimo.

A Operação Inimigo Íntimo foi deflagrada com o trabalho conjunto entre, Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar.

Ao todo, foram expedidos 26 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão preventiva em Divinópolis, Carmo do Cajuru e Uberlândia. Ao todo, 14 pessoas foram presas com mandados cumpridos, além de uma pessoa detida em flagrante. Os crimes cometidos pela associação são tráfico de drogas e homicídio. Essas prisões estão relacionadas com pessoas envolvidas nos últimos assassinatos ocorridos na cidade no segundo semestre de 2023.

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Leandro Wili, explicou sobre as investigações. Elas se estenderam por mais de cinco meses e houve apreensões de uma tonelada de maconha. A ação contou com o efetivo de oito agentes do Gaeco, um promotor de Justiça, 70 policiais militares, 34 policiais civis e 8 policiais penais. Ao todo, empenharam-se 34 viaturas e dois helicópteros (um da PM e outro da Polícia Civil). Acompanhe entrevista com Leandro Wili:

Dados dos meses de novembro e dezembro de 2023:

Os dados do mês de novembro e dezembro ainda não foram apresentados. Mas, assim que o CINDS apresentar os dados, o MPA, vai divulgar.

Prevenção de crimes violentos:

A prevenção de crimes violentos requer esforços coordenados em diversos níveis da sociedade. Veja dicas:

  1. Educação e Conscientização:
    • Investir em programas educacionais que promovam valores como respeito, empatia e resolução pacífica de conflitos desde cedo.
    • Criar campanhas de conscientização sobre os impactos negativos dos crimes violentos na comunidade.
  2. Desenvolvimento Comunitário:
    • Fortalecer comunidades através do desenvolvimento de espaços públicos, instalações esportivas e culturais que promovam a coesão social.
    • Incentivar a participação comunitária e a criação de programas locais que abordem problemas específicos enfrentados por determinadas áreas.
  3. Acesso à Educação e Oportunidades de Emprego:
    • Garantir acesso igualitário à educação de qualidade para todos, visando reduzir disparidades socioeconômicas.
    • Fomentar programas de capacitação profissional e oportunidades de emprego para jovens e adultos, diminuindo a tentação do envolvimento em atividades criminosas por motivos econômicos.
  4. Intervenção e Reabilitação:
    • Desenvolver programas de intervenção precoce para jovens em situação de risco, fornecendo suporte psicológico, mentoria e alternativas positivas.
    • Investir em programas de reabilitação para infratores, visando sua reintegração à sociedade de forma produtiva.
  5. Policiamento Comunitário:
    • Implementar estratégias de policiamento comunitário, fortalecendo a relação entre a polícia e a comunidade.
    • Priorizar a resolução de problemas locais em colaboração com os residentes, em vez de apenas reagir a incidentes isolados.
  6. Controle de Armas:
    • Implementar políticas eficazes de controle de armas para reduzir o acesso fácil a armas de fogo.
    • Promover campanhas de entrega voluntária de armas ilegais e educação sobre o manuseio responsável de armas.
  7. Justiça Restaurativa:
    • Adotar abordagens de justiça restaurativa, que buscam reparar os danos causados à vítima e reintegrar o infrator à comunidade de maneira construtiva.
  8. Tecnologia e Vigilância:
    • Utilizar tecnologias de vigilância eficazes para monitorar áreas de alta criminalidade.
    • Implementar sistemas de alerta precoce e análise de dados para identificar padrões e prevenir atividades criminosas.

Ao abordar esses aspectos de maneira integrada, é possível criar uma abordagem abrangente para a prevenção de crimes violentos, promovendo comunidades mais seguras e resilientes.

As operações em Divinópolis continuarão em 2024, para coibir os crimes violentos, no município.

Retrospectiva 2023: Divinópolis teve a maior redução de crimes violentos do Estado; apontou relatório do CINDS
Retrospectiva 2023: Divinópolis teve a maior redução de crimes violentos do Estado; apontou relatório do CINDS Foto: Arquivo TV Candidés