fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Cemig alerta sobre ocorrências de golpes contra clientes, já foram registradas cerca de 35 mil ocorrências de golpes virtuais

Cemig alerta sobre ocorrências de golpes contra clientes, já foram registradas cerca de 35 mil ocorrências de golpes virtuais

Image
cemig golpe

Criminosos estão usando o nome da Cemig para enganar a população e extorquir dinheiro em diversas regiões mineiras. Para alertar seus mais de 8,6 milhões de clientes em todo o estado, a empresa informa que os clientes devem ficar atentos às formas de pagamentos e de cobrança feitas pela Cemig para evitar se tornar vítimas.

Por conta da pandemia de covid-19, estelionatários e pessoas de má-fé estão utilizando ainda mais a internet. De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), de janeiro a agosto deste ano, foram registradas cerca de 35 mil ocorrências de golpes virtuais contra a população mineira.

​Em casos de tentativa de golpe, a Cemig orienta que seja registrado boletim de ocorrência para a segurança do cliente e para que a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético, possa conduzir a devida investigação.

Atenção!

Durante as investigações, a Cemig também identificou que os criminosos praticam, principalmente, três tipos de golpes contra os clientes da companhia que não se restringem à internet.

O primeiro é por contato telefônico e, na maioria dos casos, aplicado contra estabelecimentos comerciais, como padarias, açougues e comerciantes em geral. Os estelionatários ligam para o cliente Cemig e dizem ser representantes da “4ª Vara Federal” ou da “Justiça Federal” e que a ligação é para cobrar um possível débito existente. Afirmam que, se a dívida não for paga em um prazo curto, a Cemig retirará imediatamente o medidor de energia do local. Após o contato, o cliente recebe um boleto bancário com dados falsificados, por e-mail ou WhatsApp, em nome de empresas ou pessoas físicas que não pertencem à “Cemig Distribuição”.

Geralmente, essa ligação é feita por meio de um telefone 0800, sendo três os números mais comuns utilizados pelos estelionatários: 0800-878-7751, 0800-591-3065 e 0800-878-9783. O esquema é conhecido como “Golpe de 4ª Vara Federal’.

Atuação da central da Cemig

O gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig, Wellington Cancian, explica que as equipes da Cemig são treinadas para confirmar os dados cadastrais dos clientes e também os débitos que motivaram a ligação, reforçando a veracidade de sua atuação.

“Além disso, os clientes que possuem débitos cobrados judicialmente pela Cemig são formalmente notificados pela Justiça para se manifestarem sobre a cobrança. Essa notificação é realizada, normalmente, por correspondência – dificilmente por telefone”, alerta.

Para se prevenir contra esses atos fraudulentos, orienta Cancian, “recomendamos aos nossos clientes que, no momento do pagamento, confiram os valores e a empresa que emitiu a fatura.  Os clientes devem desconfiar se alguma informação não estiver correta e, caso não esteja, consulte os canais de atendimento da Cemig para se informar sobre o débito que está sendo cobrado e também se a forma da cobrança está autorizada pela Cemig”, reforça.

Furtos em residências

Na segunda forma utilizada para o golpe, os estelionatários vão até a casa das pessoas e, de maneira enganosa, se apresentam como funcionários da Cemig e pedem para entrar na residência, com a justificativa de verificar a rede elétrica em algum cômodo. Ao serem encaminhados ao local pelo cliente, os estelionatários normalmente permanecem sozinhos, e, neste momento, aproveitam a situação para furtar objetos, móveis e eletrodomésticos da residência.

“Neste caso, é importante esclarecer que nenhum profissional a serviço da Cemig tem autorização de entrar na residência dos clientes. Apenas em situações em que o medidor se encontra dentro da propriedade é que o funcionário pode entrar e ir até o local do padrão, mas nunca no interior da casa. Também devemos ressaltar que, em situações como essas, os funcionários devem estar portando crachá de identificação e uniformizados.”, afirma Cancian.

Desconto mentiroso

O outro golpe utilizado e que tem ganhado espaço nos últimos tempos é por meio do WhatsApp. Nessa situação, o cliente recebe uma mensagem em seu celular informando que ele está recebendo um desconto na conta de luz da Cemig. Logo depois dessa informação, recebe outra dizendo que a conta de luz está disponível e que ele pode fazer o pagamento clicando em determinado link.

“É importante ressaltar aos nossos clientes que, em função da legislação do setor elétrico, a Cemig não concede descontos na conta de luz. Para conferência dos valores faturados e cobrados, os clientes podem consultar a fatura original recebida ou acessar nossos canais digitais para coleta das informações ou segunda via da fatura”, detalha.

Cuidados a serem tomados

Ao recebe uma cobrança via telefone, a Cemig recomenda que os clientes liguem imediatamente para o “Fale com a Cemig”, por meio do número 116, para verificação da autenticidade do contato. Além disso, a consulta de valores pendentes pode ser realizada por meio do WhatsApp (31-3506-1160), Telegram (@cemigbot), por SMS pelo número 29810 e, também, pelo App Cemig Atende e Agência Virtual.