fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • PCMG adota sistema que permite pagamento de multa com desconto

PCMG adota sistema que permite pagamento de multa com desconto

Image
PCMG adota sistema que permite pagamento de multa com desconto SNE divulga

PCMG adota sistema que permite pagamento de multa com desconto SNE divulga

Proprietários de veículos e condutores registrados em Minas Gerais já podem optar por receber as notificações de infrações de trânsito pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). A solução tecnológica, que foi adotada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), é uma das novidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para aderir ao SNE, é necessário baixar ou atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Com a novidade, o cidadão cadastrado poderá receber, diretamente no celular, as notificações de infrações emitidas pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), a partir de 12 de abril. O usuário também tem a opção de reconhecer o cometimento de uma infração, abrindo mão de realizar a defesa ou o recurso, mas garantindo um desconto de 40% até a data de vencimento da multa.

Para o delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, o SNE é uma vantagem para o cidadão, que recebe com mais rapidez as notificações de autuação e pode optar por quitar a multa com desconto, e, ao mesmo tempo, para o Estado, que diminui os custos com papel e postagem. “Esse é mais um passo para a digitalização de serviços do Detran-MG. O SNE é, sem dúvidas, uma solução que proporciona agilidade, economia e praticidade”, afirma.

Os proprietários de veículos que não aderirem ao SNE continuam tendo direito de pagar a multa com 20% de desconto até o vencimento.

Como acessar

O SNE está disponível no aplicativo CDT, o mesmo utilizado para as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado do Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O aplicativo está disponível na Google Play e na App Store.

Confira o passo a passo para acessar:

1. Baixe o CDT ou, caso já tenha o aplicativo em seu celular, o atualize para a versão mais recente.

2. Abra o aplicativo e digite sua senha do login único do governo federal. Caso não possua senha, realize o cadastro no site www.gov.br.

3. Na tela principal do aplicativo, toque no menu, que é o ícone no canto superior esquerdo, representado por “três linhas”.

4. Clique em “Preferências” e, em seguida, em “Sistema de Notificação Eletrônica – SNE”.

5. Leia com atenção os termos e as condições de adesão ao SNE.

6. Caso concorde, marque a opção “Li e concordo com os termos e condições de adesão”.

7. Clique em “Aderir”.

8. Finalmente, informe os dados da sua CNH ou de seu veículo e clique, logo depois, em “Aderir ao SNE”.

Tudo certo! Uma mensagem confirmando a adesão aparecerá na tela do seu celular.

Em até 45 dias, o proprietário deixará de receber as notificações de autuação em papel, via postal, e passará a ser informado eletronicamente. Com o sistema ativo, o cidadão poderá pagar as multas por 60% de seu valor, se abdicar da defesa e do recurso.

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em breve o aplicativo também disponibilizará as funções de indicação do condutor infrator, defesa e recurso.

A medida vale apenas para as infrações de órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) que adotarem o sistema.

Uma cartilha com o passo a passo para acesso ao sistema pode ser baixada no site do Detran-MG (Clique AQUI ) e compartilhada em aplicativos de mensagens.