Pular para o conteúdo

MG-050: Obras na região do Icaraí podem terminar ainda em abril

Image

Duplicação da MG-050 pode ser concluída ainda em abril
Obras são realizadas no viaduto de acesso ao bairro Niterói. Foto: Portal MPA

As obras de duplicação da MG-050 na região do bairro Icaraí, em Divinópolis, podem chegar ao fim ainda neste mês. Segundo a concessionária AB Nascentes, o tráfego poderá ser liberado até o dia 30 de abril, com a conclusão de um viaduto.

As intervenções no local estão sendo planejadas desde 2014, com várias alterações no projeto.

No momento, é realizada a construção de um viaduto de acesso ao bairro Niterói, entre os bairros Vila Romana, Lagoa dos Mandarins e Icaraí.  Ainda segundo a empresa responsável, essa é a fase final de duplicação do perímetro urbano da cidade. Atualmente, o tráfego na área é desviado em quase 2 km e os veículos estão retornando pelo trevo do bairro Bom Pastor.

Terminadas as obras, a população de vários bairros da região será beneficiada, principalmente o Centro Industrial, melhorando o escoamento da produção em uma área com fluxo de veículos pesados. Além disso, o trevo terá uma nova entrada para o bairro Lagoa dos Mandarins. A concessionária investiu quase R$ 56 milhões apenas neste segmento.

Nova passarela

Ainda há a demanda de moradores pela construção de uma nova passarela de veículos na travessia da pista sentido Divinópolis-BH, no bairro Icaraí. Atualmente, há apenas uma faixa elevada de pedestres.

A AB Nascentes alegou que não há uma passarela no contrato de concessão. Porém, um projeto foi enviado à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA-MG) do Governo de Minas em abril de 2022 e o processo de inclusão no contrato está em andamento. 

Duplicação da MG-050 pode ser concluída ainda em abril
No momento, há apenas uma faixa elevada de pedestres na pista sentido Divinópolis-BH. Foto: Portal MPA

Relembre as obras:

No segundo semestre de 2021, a primeira parte foi liberada com a construção de uma nova ponte sobre o Rio Pará e um novo retorno de veículos próximo ao bairro São Caetano e ao Parque do Gafanhoto.

Posteriormente, uma nova pista no sentido BH-Divinópolis começou a ser construída. Porém, em junho de 2022, a nova pista foi interditada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) por um impasse para a construção de uma passagem inferior de pedestres que liga os bairros Icaraí e Lagoa dos Mandarins, como informado pelo Portal MPA.

Em setembro, a etapa da construção de viaduto foi iniciada com a instalação de vigas para a passagem superior de veículos. 

O viaduto que ligará os bairros Icaraí e Niterói, com uma nova entrada ao bairro Lagoa dos Mandarins. Foto: Portal MPA