O que você precisa saber antes de comprar uma casa ou um apartamento de veraneio - Portal MPA

Publicidade

O que você precisa saber antes de comprar uma casa ou um apartamento de veraneio

Postado em 09/05/2021 11:11

Confira quais são os principais alertas para não se decepcionar com a compra de um imóvel na praia

Um imóvel de veraneio na praia é um verdadeiro refúgio para muitas famílias – em especial, durante a pandemia – quando o tempo dentro de casa aumenta e as opções de lazer são limitadas. Quem tem o sonho de adquirir uma casa ou um apartamento para aproveitar durante a temporada vai precisar de muito planejamento, a começar pela escolha do tipo de imóvel.

As opções são diversas – desde casas luxuosas e grandes em condomínios à beira-mar até pequenos apartamentos localizados em áreas verdes mais afastadas da praia. Depois de imaginar bem qual é o desejo da família, é hora de começar a pesquisa focada no modelo escolhido.

Advertisement

Depois desta etapa, além dos trâmites comuns na compra de qualquer residência, como valor e documentação, é necessário prestar atenção a alguns detalhes que são mais relevantes em casas de praia do que em habitações na cidade.

Estrutura da vizinhança

No litoral, é fácil encontrar regiões que tenham pouca estrutura moderna, como bares, restaurantes, lojas e grandes supermercados. O sossego que um lugar pacato oferece pode ser o objetivo de muitos, mas também é capaz de incomodar quem vai ficar no local por longos períodos. Como a moradia a ser escolhida será um segundo lar, é importante verificar se o bairro no qual ela está atende às necessidades dos futuros moradores.

Condições do imóvel

Por conta da maresia e da umidade – em especial, casas que passam muito tempo fechadas, como as de veraneio –, elas tendem a apresentar mais ferrugem e desgaste em acabamentos e móveis. Por conta dessa características, os olhos devem estar ainda mais atentos ao teto e às paredes da casa, assim como às torneiras e instalações hidráulicas em geral. O mesmo vale para brinquedos oferecidos na área de lazer, que devem estar em boas condições, para não causar acidentes.

Se algum destes pontos não estiver em perfeitas condições, não significa que a moradia está condenada e não deve ser comprada, mas, sim, que todos estes detalhes podem ser levados em consideração na hora da negociação de preço, já que consertos também entrarão nas contas.É importante cotar esses extras antes, já que eles também podem já entrar no valor que o comprador vai pedir ao banco. Hoje em dia, esses cálculos são ainda mais simples, já que é possível usar simuladores de parcelas e até mesmo pedir empréstimo pessoal online.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade