fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Ministério cancelou em agosto de 2020 compra de medicamentos do ‘kit intubação’, aponta Conselho de Saúde

Ministério cancelou em agosto de 2020 compra de medicamentos do ‘kit intubação’, aponta Conselho de Saúde

Image

O Ministério da Saúde cancelou, no mês de agosto de 2020, uma compra internacional de medicamentos para o chamado kit intubação, apontou um ofício do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Com agravamento da pandemia as reservas desses medicamentos estão no fim. A orientação do Conselho se refere ao cancelamento dos medicamentos e menciona que a razão não foi explicada pelo Ministério da Saúde: “Considerando que em 12 de agosto de 2020 a operação Uruguai II, executada pelo Ministério da Saúde para aquisição de medicamentos do kit intubação foi cancelada, sem que seus motivos fossem esclarecidos”.

Uruguai II é o nome da operação destinada à compra dos equipamentos. A Uruguai I comprou “54.867 unidades de medicamentos usados no auxílio da intubação de pacientes em UTI que se encontram em estado grave ou gravíssimo pela Covid-19”, segundo informações do site do Ministério da Saúde.

No mesmo documento, o conselho sinalizava para um cenário de desabastecimento de medicamentos do kit intubação justamente o cenário atual. O ofício conclui pedindo ao Ministério da Saúde, entre outros órgãos, a agilidade na compra de medicamentos.

Falta de estoques

Nesta sexta (19), a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) divulgou uma “carta aberta” na qual pede que o Ministério da Saúde tome medidas urgentes diante do risco de falta de medicamentos para intubação de pacientes com Covid 19.

Sobre hospitais de Divinópolis:

A reportagem do Sistema MPA está em contato com as assessorias dos hospitais da cidade para saber como que está a rotina de estoques desses medicamentos, principalmente, medicamentos relacionados ao kit intubação.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/ministerio-da-saude-monitora-medicamentos-de-intubacao-auxiliando-estados-e-municipios-a-repor-estoques/