fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Recuperados 256 hectares de matas ciliares e áreas de recarga hídrica

Recuperados 256 hectares de matas ciliares e áreas de recarga hídrica

Image

No Dia Mundial do Meio Ambiente, próximo dia 5 de junho, a AB Nascentes das Gerais tem resultados importantes para apresentar à sociedade. Ações de recuperação das matas ciliares, iniciadas em 2013, estão com resultados significativos de regeneração e recomposição do ecossistema. A recuperação de áreas inseridas no projeto “SOS São Francisco”, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas, é apenas uma das formas de compensação florestal em execução pela concessionária decorrente da implantação das obras de ampliação das rodovias MG-050. BR-265 e BR-491, previstas no contrato de concessão.

O projeto tem como objetivo recuperar matas ciliares localizadas às margens do Rio São Francisco, bem como de seus afluentes e áreas de recarga hídrica. As matas ciliares deste importante curso d’água a nível nacional, bem como os afluentes localizados na porção superior de sua bacia hidrográfica, receberam mais de 39 mil mudas de árvores nativas e cerca de 256 hectares estão em manutenções para proporcionar o melhor desenvolvimento dessas áreas. Para se ter uma ideia, a área em recuperação equivale a 256 campos de futebol, contemplando atividades de implantação de cercas, plantio de mudas, combate a espécies invasoras, execução de aceiros e roçadas.

Plantio
A AB Nascentes das Gerais também já realizou o plantio de mudas de árvores nativas nas Estações Ecológicas de Corumbá, em Arcos, na Mata do Cedro, localizada em Carmópolis de Minas, somando assim, juntamente com o projeto “SOS São Francisco”, cerca de 123 mil mudas plantadas. Outras 10 mil unidades serão plantadas até o final de 2022.

O engenheiro Bruno Novais, responsável pela condução desses projetos, diz que o resultado do desenvolvimento das árvores já plantadas e as que estão em processo de manutenção, acarretam na atração de várias espécies de pássaros e outros animais para a região, contribuindo com a recuperação ambiental das áreas. ”O plantio de mudas de árvores nativas, além de contribuir para a atração de fauna, proporciona a proteção do solo e melhoria na dinâmica do escoamento superficial, afetando de forma positiva no ciclo hidrológico, levando ao aumento de infiltração de água ao solo, contribuindo com a recarga do lençol freático”, diz.

Para incentivar a preservação do meio ambiente, contribuindo para o aumento de áreas verdes, adequado consumo de água e reaproveitamento de materiais recicláveis, a concessionária AB Nascentes das Gerais realiza, anualmente, diversas atividades socioambientais.