fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Nova deliberação normativa do COPAM serão debatidas em Workshop na FIEMG

Nova deliberação normativa do COPAM serão debatidas em Workshop na FIEMG

Buscando orientar as indústrias com relação às obrigações da DN COPAM nº 232/2019, publicada no dia 09 de março, o Sistema FIEMG realizará, por meio da Regional Centro-Oeste, o Workshop de lançamento do Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

 

O evento irá percorrer as Regionais FIEMG esclarecendo as dúvidas sobre a deliberação normativa do COPAM, que implementa novas obrigações para as indústrias em relação ao transporte de resíduos e responsabilidades do gerador, transportador e destinador. Em Divinópolis, o workshop será realizado dia 09 de abril, de 9h30 às 12h.

 

O Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos é online e permitirá a rastreabilidade dos resíduos gerados e/ou destinados no estado de Minas Gerais, por meio da emissão do (MTR).

 

De acordo com o Analista Ambiental da FIEMG Regional CO, Túlio de Sá, o MTR estabelece novos procedimentos para controle de movimentação e destinação de resíduos sólidos e rejeitos no estado de Minas Gerais. “Neste documento, de porte obrigatório no veículo durante o percurso do resíduo sólido ou do rejeito dentro de Minas, é declarado o gerador, transportador e destinador dos resíduos e rejeitos movimentados no Estado”, explicou. No sistema também é emitido o Certificado de Destinação Final (CDF) pelos empreendimentos de destinação de resíduos.

As inscrições custam R$ 40,00 para o público em geral e R$ 30,00 para indústrias associadas ao sindicato.