fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Joaquim Francisco Neto e Silva é o novo chefe da Polícia Civil

Joaquim Francisco Neto e Silva é o novo chefe da Polícia Civil

Image

O Governo de Minas anunciou nesta sexta-feira (5/2), a indicação do Delegado-Geral Joaquim Francisco Neto e Silva para o cargo de Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais.

Policial civil desde 1997, iniciou sua carreira nos municípios de Nova Resende e Cabo Verde e colaborou na Delegacia de Polícia Civil em Guaxupé, todas no Sul do estado. Entre os anos de 1999 e 2003, Joaquim Francisco coordenou e supervisionou as delegacias regionais do interior do estado, ao atuar na Superintendência Regional de Segurança Pública.

Por 13 anos, entre 2003 e 2016, atuou na Assessoria de Planejamento, participando da elaboração do Planejamento Estratégico e de atos normativos da instituição. Foi um dos responsáveis pela elaboração da atual Lei Orgânica da PCMG, editada em 2013.

Em 2014 passou a integrar o Conselho Superior da PCMG, ocupando o cargo de Delegado Assistente e, entre 2016 e 217, coordenou os sistemas informatizados da PCMG e atuou como Coordenador da Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças. Ainda em 2017 ocupou o cargo de Superintendente de Informações e Inteligência Policial da PCMG.

Joaquim Francisco é mestre em Direito Público, pós-graduado em Ciências Penais e pós-graduado em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública. É professor, desde 2001, na Academia de Polícia Civil (Acadepol) e já lecionou no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, em 2006. Integrou a banca examinadora do concurso público da PCMG nos anos de 2013, 2014 e 2018.

Para Joaquim Francisco, o maior desafio de sua gestão está relacionado à conjugação de esforços para implementar o plano de modernização da instituição. “O objetivo é, sobretudo, o fortalecimento da atividade operacional e da capacidade de resposta da instituição aos desafios de segurança pública para o povo mineiro. Buscarmos, amém disso, dar efetividade ao planejamento estratégico, com a captação de recursos para o financiamento dos projetos institucionais”, explicou.

A posse será realizada na próxima semana em cerimônia restrita em razão das medidas de prevenção à Covid-19.