Publicidade

Janela partidária provoca mudanças nos partidos. Veja como esta a situação em Divinópolis

Postado em 05/04/2020 8:30

A popular janela partidária é o periodo estipulado pela justiça eleitoral, para que os candidatos possam mudar de partidos. Antes da eleição é comum as articulações em torno das chapas majoritárias e proporcionais. Neste ano a eleição de vereadores terá uma alteração significativa. Não será possível fazer coligações. Desta forma grupos fortes podem conseguir um número maior de cadeiras na Câmara. Esta situação proporcionou mudanças em Divinópolis. 

A vereadora Janete Aparecida aproveitou a janela partidária e deixou o PSD. Ela agora está no PSC. O partido é ligado ao deputado estadual Cleitinho Azevedo. O deputado é um pré-candidato a prefeito de Divinópolis.

O grupo que atualmente está ligado ao governo municipal ganhou reforço.  Galileu Machado é pré-candidato a reeleição. O grupo para proporcional tem o vereador Delano Santiago, Adair Otaviano, e Ademir Silva que também deixou o PSD. O grupo ainda tem o ex-vereador Hilton Aguiar que pediu exoneração da secretaria de agronegócios para concorrer na eleição deste ano.

Advertisement

Na oposição está o Cidadania, o partido tem três pré-candidatos a prefeito Fabiano Tolentino e Cleitinho Azevedo, além do irmão do Cleitinho. Teve recentemente a filiação do Careca da Água Mineral e do Periquito Beleza. O partido tem ainda o Josafá, Edson de Sousa  e o Matheus Costa.

Em uma posição central, um grupo de ex vereadores vai disputar pelo PV. O partido conta com o apoio do Agostinho Patrus que é presidente da Assembleia. Com os votos quantitativos eles pretendem eleger entre três a quatro vereadores. Liderados pelo presidente do diretório municipal Rodson Kristnamurt, a legenda vai lançar em outubro Edmar Rodrigues, Nilmar Eustáquio, Roberto Bento,  Deusdete, Anderson Saleme, Edmar Félix e Denilson do Danilo Passos. O partido não tem candidato a majoritária e pretende discutir com os pré-candidatos a melhor proposta para Divinópolis.

O PSDB de Renato Ferreira recebeu o apoio de Eduardo Print Junior e Cesar Tarzan que deixaram o Solidariedade. O partido ainda não disse se haverá candidato (a) a prefeitura, o nome de Eliana Piola é sempre lembrado.

O DEM, partido ligado ao ex-deputado Jaime Martins que é também pré-candidato a prefeito recebeu o vereador Marcos Vinicius que saiu do PROS.

O PSD tem Iris Moreira como pré-candidata, o atual presidente da câmara de vereadores Rodrigo Kaboja foi o único parlamentar que se manteve na legenda. Ele tentou se filiar no MDB, mas teve divergências com o presidente do partido Fausto Barros. Como consequência o presidente do Legislativo estará fora do grupo do Galileu na campanha.

O Republicanos recebeu o vereador  Roger Viegas que tem o Marquinho Clementino como pré-candidato a prefeito

Nego do Buriti continua no PSB que recebe também Ricardo Lúcio, ele deixou a presidência da FAMBACORD para concorrer a uma cadeira no legislativo. O partido é ligado ao ex-deputado Fabiano Tolentino.

Os vereadores José Luiz da Farmácia e Sargento Elton não serão candidatos.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!