fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Festa de Pentecostes terá missa especial ao lado da futura Cruz de Todos os Povos

Festa de Pentecostes terá missa especial ao lado da futura Cruz de Todos os Povos

Image

O Dia de Pentecostes terá celebração especial com missa festiva em altar instalado ao lado de dois velhos cruzeiros e da futura Cruz de Todos os Povos sobre o morro da Guarita, ou Gurita como é conhecido popularmente, às 10h15 do domingo, 28 de maio de 2023, no distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida), no município mineiro de Divinópolis (Cidade do Divino). A missa será concelebrada por franciscanos, entre os quais frei Leonardo Lucas Pereira e frei Eliseu Tijdink, ex-párocos da Paróquia de Santo Antônio (de Santo Antônio dos Campos), e frei Jacir de Freitas, com a participação dos grupos de folia do Divino do Marim (bairro Dona Quita), da família do Quincas Tavares, dos povoados de Amadeu Lacerda, Branquinhos e Lopes e do distrito de Antunes (Igaratinga).

Antes dessa missa, às 9 h, em frente da matriz de Santo Antônio dos Campos, haverá a concentração das amazonas e dos cavaleiros que integrarão a cavalgada até o morro da Guarita. Representantes de dezesseis comunidades rurais também participarão da solenidade, simbolizando os sete dons e os nove frutos do Espírito Santo, além da condução das bandeiras que simbolizam os sete sinais do Santo Paráclito elencados por frei Bernardino Leers, o qual será homenageado na cerimônia pela sua expressiva atuação na evangelização do meio rural de Divinópolis. A missa também integra o programa de abertura das comemorações do centenário da chegada dos franciscanos a Divinópolis no ano de 1924.

Às 14 h do mesmo domingo, 28 de maio de 2023, outra missa festiva será celebrada por frei Leonardo
Lucas Pereira, na capela do Divino Espírito Santo do povoado de Jararaca (município de Divinópolis); amazonas e cavaleiros participantes dessa cerimônia partirão em cavalgada de Amadeu Lacerda às 12h30.

Pentecostes
Pentecostes (quinquagésimo em grego) é uma das mais importantes festas no calendário católico, pois
comemora a descida do Divino Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos com a Virgem Maria, Mãe de Jesus ressuscitado, cinquenta dias após a Páscoa. A partir de Pentecostes, os discípulos do Mestre empreenderam a grande difusão do Cristianismo para todos os povos, em diversas línguas, conforme escrito no Novo Testamento da Bíblia.

Os dons do Espírito Santo são as graças de Deus que auxiliam o ser humano a crescer e desenvolver-se na virtude e perfeição de uma vida cristã; são eles: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus. Os nove frutos do Espírito de Deus estão mencionados na carta escrita pelo apóstolo Paulo aos Gálatas, parte do Novo Testamento: “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei” (Gl 5:22-23). Os sete sinais do Divino Espírito relacionados por frei Bernardino Leers são cinco da Mãe Natureza (água, fogo, luz, vento e terra) e dois da Natureza Humana (vida humana e o amor). A festa do Divino Espírito Santo é uma tradição muito antiga e ligada à Igreja Católica, que veio de Portugal para o Brasil no início do século XVI e passou a ter maior difusão a partir do século XVII; é marcada pela esperança de nova era, com igualdade e prosperidade para os seres humanos. As comemorações prolongam-se por dias em todo o país, geralmente nos meses de maio, junho ou julho, dependendo da região. O principal símbolo utilizado na Festa do Divino Espírito Santo é a pomba branca, que representa a ave mensageira e possuidora dos sete dons.

A Cruz de Todos os Povos na Cidade do Divino
A cerimônia litúrgica do domingo, 28 de maio de 2023, ao lado da futura Cruz de Todos os Povos, no morro da Guarita, tem especial interesse, pois será celebrada no local onde há dois velhos cruzeiros em que se realizam tradicionais atividades religiosas e ao lado da construção de uma estrutura em forma de cruz pela Associação Terra de Deus, “com o objetivo de celebrar a integração e a paz entre os povos”, iniciada no ano de 2017, cujo projeto segue o modelo e propósito de duas outras com as mesmas dimensões, já instaladas no Líbano (Cruz do Pai) e no México (Cruz do Filho). A cruz que completa a Santíssima Trindade, Cruz em Honra ao Espírito Santo, está sendo levantada exatamente em Divinópolis, a “Cidade do Divino”. A cruz está sendo edificada por meio de doações e do apoio da população, com o apoio da Diocese de Divinópolis.

Com 74 metros de altura, a Cruz de Todos os Povos de Divinópolis equivalerá a duas vezes e meia o tamanho da estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, do Rio de Janeiro. O local já tem sido procurado para passeios, encontros, meditação e contemplação, onde se podem admirar a natureza e o pôr do sol.

*Texto de Mauro Eustáquio Ferreira