fbpx
Pular para o conteúdo

Estado se posiciona sobre situação da Santa Casa de Carmo da Mata

Image

A Secretaria de Estado de Saúde disse que a Santa Casa de Carmo da Mata  não tem condições de receber pacientes com Covid-19. Em nota, a pasta afirmou que o hospital “não está inserido no Plano de Contingência para atendimento a pacientes com Covid-19, já que tem um perfil de atendimento de baixa complexidade hospitalar” e que “essa unidade não conta com rede de gás medicinal hospitalar (que possibilita a chegada de oxigênio a pacientes, por exemplo), respiradores e monitores em quantidade suficiente”.

“A unidade também não dispõe de equipes médicas para atendimento 24 horas. A disponibilidade de um leito hospitalar, seja clínico ou de terapia intensiva, especialmente para tratamento de pacientes com Covid-19, requer o cumprimento de normas técnicas e equipamentos específicos, que não são oferecidos pelo Hospital Olinto Ferreira. Apenas na macrorregião Oeste, da qual faz parte o município de Carmo da Mata, o Governo de Minas abriu 153 leitos de UTI desde o início da pandemia, passando de 109 para 262 leitos”, diz a nota.

Um vídeo gravado, na noite deste domingo, 28, pelo vereador de Divinópolis Diego Espino (PSL), na Santa Casa de Misericórdia de Carmo da Mata, alegando ser um hospital completamente vazio, teve grande repercussão.

Nesta segunda-feira, 29, o deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania) também visitou o local.

A Santa Casa e a prefeitura de Carmo da Mata também se manifestaram.