fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Equipe CEFET-MG está classificada entre as três finalistas Olimpíada Brasileira de Cartografia – OBRAC 2019

Equipe CEFET-MG está classificada entre as três finalistas Olimpíada Brasileira de Cartografia – OBRAC 2019

Image
Ana Clara, Ana Luíza, Luís Henrique, Sofia Lara e a professora Nádia Cristina. FOTO – Secretaria de Comunicação Social/ CEFET-MG

A Equipe Diferenciais, que representará o CEFET-MG, é composta pelos estudantes, Luiz Henrique, Sofia Lara, Ana Clara e Ana Luiza, alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrado do Campus Divinópolis, sob a orientação da professora Dra. Nádia Cristina da Silva Mello.

A equipe está classificada entre as três finalistas para a etapa final e concorrerá com outras duas escolas, uma do Ceará e outra do Rio Grande do Norte. A vencedora desta etapa será a campeã da OBRAC 2019.

Das etapas anteriores, que foram classificatórias, uma delas consistiu da elaboração de um mapa tátil, para deficientes visuais, cuja temática foi “Inclusão e Acessibilidade”. Para realização desta atividade, a equipe contou com o apoio da Associação dos Deficientes do Oeste de Minas – ADEFOM. Trabalho este que batizou a equipe com o nome “Diferenciais”, inspirado em uma música homônima, composta por uma artista (cantora e compositora) deficiente visual, integrante da banda mineira chamada: Retalhos. A outra prova, semifinal, foi a elaboração de um mapa digital com o tema “Refugiados”. Nesta, a equipe escolheu representar a história dos deslocados de Brumadinho região gravemente afetada pelas tragédias ambientais. Para a realização destes trabalhos, realizaram duas visitas ao Povoado Córrego do Feijão e coletaram registros históricos do povo de lá. Este mapa digital deu à equipe o primeiro lugar dentre as três finalistas.

A olimpíada é um evento aberto à todas as escolas do ensino básico e médio. Com edições bienais, teve início em março de 2019, e terá sua etapa final no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 22 de novembro deste ano. Composta por várias etapas, divididas em provas, a organização da competição enviou temas para a elaboração e criação de mapas, a serem desenvolvidos pelos competidores. Esta última prova será caracterizada por uma competição desportiva de Esporte Orientação, que consiste na leitura e interpretação de um mapa desconhecido, o que prova a aptidão física aliada à capacidade de rápida cognição cartográfica dos participantes da competição.

Ana Clara, Ana Luíza, Luís Henrique, Sofia Lara e a professora Nádia Cristina.
FOTO – Secretaria de Comunicação Social/ CEFET-MG