fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Instituto Helena Antipoff continua ampliando sua oferta de serviços

Instituto Helena Antipoff continua ampliando sua oferta de serviços

Image

O Instituto Helena Antipoff (IHA) continua ampliando sua oferta de serviços. Os assistidos participam de orientação sobre pirografia, ou seja, trabalhos de escrita e desenho em madeira. O trabalho é conduzido pelo desenhista Fagner Flyer.
 
O processo utiliza uma ferramenta com extremidade aquecida, como se fosse uma “caneta de ponta quente”, explica o responsável. “Não é um trabalho tão fácil. São muitos os cuidados. Precisamos, por exemplo, de exaustor para puxar fumaça e sempre usamos de luvas de couro para o manuseio”, citou.
 
Para aprenderem a técnica com toda a segurança possível, cada assistido é instruído individualmente. “É um trabalho individual. Apesar do pouco tempo, eles me surpreenderam muito. Alguns já mostraram talento”, comentou.
 
O trabalho, porém, já gerou frutos. “Por conta da pandemia conseguimos produzir poucas coisas, mas já fizemos porta chaves e cantinho do café”, detalhou o artista.
 
 
Sustentabilidade
 
Como é tradição nas oficinas de convivência do instituto, todos os produtos artesanais buscam reaproveitar materiais recicláveis. Na pirografia, não é diferente. “Nós queremos sempre fazer objetos sustentáveis. Por isso, na oficina de pirografia, usamos as madeiras de caixas de feira”, explicou Fagner.
 
 
O Instituto
 
O Instituto Helena Antipoff é gerenciado pelo Lions Clube Pioneiro. É uma entidade assistencial sem fins lucrativos fundado em 1970, que oferece diversos serviços às pessoas com deficiências intelectual, múltipla e do espectro autista de Divinópolis e região.
 
Para contribuir com a instituição, localizada na rua do Cobre, 697, no bairro São João de Deus, basta acessar o site institutohelenaantipoff.org.br/doacoes ou pelo telefone (37) 3221-2001.